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dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorSilva, Áurea Pereira-
dc.contributor.authorAguiar, Daniela Fernandes de-
dc.contributor.authorXavier, Daniela Lisboa-
dc.contributor.authorOliveira, Eriene Nunes-
dc.contributor.authorNovasco, Elin Mary de Lima-
dc.date.accessioned2015-06-12T18:54:43Z-
dc.date.available2015-06-12T18:54:43Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6622-
dc.description.abstractA participação da família na escola vem sendo discutida amplamente na última década. Esta é estimulada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96. Evidencia-se assim que a tarefa de educar não está concentrada na escola, mas esta, é de responsabilidade da família e da escola. Sendo a aprendizagem um processo complexo, vastamente estudado e discutido por teóricos como Piaget, Vigotsky e Wallon, destacados nesta pesquisa, observa-se a necessidade de buscar informações sobre a influência do ambiente familiar na aprendizagem escolar. Portanto, o objetivo precípuo desta pesquisa se delimita na observação desta relação, bem como da relevância da participação da família na escola. O problema gerador do estudo está na observação dos problemas recorrentes no Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância III em relação a aprendizagem dos alunos e a relação familiar estabelecida. A escola atende a famílias de baixa renda e com baixo grau de instrução o que tem influenciado decisivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, o estudo apresentará a teoria acerca da aprendizagem e também as discussões teóricas que evidenciam a necessidade da escola estar sempre aberta a receber os pais para conversas, festas e outras atividades que propiciem a interação entre comunidade e escola e por conseqüência os atraia para o auxilio no processo de aprendizagem. Para tanto utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica da qual se compõe os primeiros capítulos e a pesquisa de campo, sendo esta qualitativa utilizando o método de estudo de caso e no último capítulo apresenta-se os dados colhidos por meio de questionário com perguntas abertas e uma análise sistematizada de acordo com as teorias já apresentadas. Portanto, ressalta-se que esse envolvimento escola e família poderá trazer muitos benefícios para a educação como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:54:43Z No. of bitstreams: 1 40261573.pdf: 855184 bytes, checksum: f0631174275782a90650c2fdc9c788b7 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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