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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6622
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Paula, Nanci Martins de | - |
dc.contributor.author | Silva, Áurea Pereira | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Daniela Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Xavier, Daniela Lisboa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Eriene Nunes | - |
dc.contributor.author | Novasco, Elin Mary de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T18:54:43Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T18:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6622 | - |
dc.description.abstract | A participação da família na escola vem sendo discutida amplamente na última década. Esta é estimulada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96. Evidencia-se assim que a tarefa de educar não está concentrada na escola, mas esta, é de responsabilidade da família e da escola. Sendo a aprendizagem um processo complexo, vastamente estudado e discutido por teóricos como Piaget, Vigotsky e Wallon, destacados nesta pesquisa, observa-se a necessidade de buscar informações sobre a influência do ambiente familiar na aprendizagem escolar. Portanto, o objetivo precípuo desta pesquisa se delimita na observação desta relação, bem como da relevância da participação da família na escola. O problema gerador do estudo está na observação dos problemas recorrentes no Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância III em relação a aprendizagem dos alunos e a relação familiar estabelecida. A escola atende a famílias de baixa renda e com baixo grau de instrução o que tem influenciado decisivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, o estudo apresentará a teoria acerca da aprendizagem e também as discussões teóricas que evidenciam a necessidade da escola estar sempre aberta a receber os pais para conversas, festas e outras atividades que propiciem a interação entre comunidade e escola e por conseqüência os atraia para o auxilio no processo de aprendizagem. Para tanto utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica da qual se compõe os primeiros capítulos e a pesquisa de campo, sendo esta qualitativa utilizando o método de estudo de caso e no último capítulo apresenta-se os dados colhidos por meio de questionário com perguntas abertas e uma análise sistematizada de acordo com as teorias já apresentadas. Portanto, ressalta-se que esse envolvimento escola e família poderá trazer muitos benefícios para a educação como um todo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:54:43Z No. of bitstreams: 1 40261573.pdf: 855184 bytes, checksum: f0631174275782a90650c2fdc9c788b7 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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