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dc.contributor.advisorDamasceno, Luciana-
dc.contributor.authorSilva, Cristiane Martins da-
dc.contributor.authorGonçalves, Luciana Damasceno-
dc.date.accessioned2015-06-12T19:13:55Z-
dc.date.available2015-06-12T19:13:55Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6626-
dc.description.abstractAtualmente é bem visível a preocupação do professor em proporcionar condições para que o indivíduo possa conhecer-se como agente, além de refletir sobre as teorias da aprendizagem, com um novo olhar e organizar o ambiente de aprendizagem, contando com o apoio das tecnologias educacionais adequadas aos interesses e às necessidades do educando.Nessa concepção, considera-se a língua um produto das interações sociais e o seu domínio: oral e escrito são fundamentais para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha e constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania.Nesse contexto em que estamos inseridos as atividades lúdicas têm se constituído em grandes referenciais para o desenvolvimento da criança. Assim, a partir de um embasamento bibliográfico, este estudo teve como objetivo maior investigar e aprofundar conhecimentos a respeito da contribuição que o lúdico pode oferecer no processo de alfabetização na primeira série do ensino fundamental. Porém percebe-se claramente que há uma restrição do conhecimento e compreensão do verdadeiro sentido do lúdico, isto é, faz-se necessário ser compreendido não apenas como mero objeto de recreação e sim como fonte de conhecimento e desenvolvimento da criança. O referido trabalho aborda alguns aspectos do uso da ludicidade no âmbito educacional, abrangendo habilidades concernentes ao desenvolvimento humano. Analisa situações onde o lúdico é utilizado como instrumento principal para estimular habilidades e alcançar metas estabelecidas. Retrata uma nova concepção de alfabetização, analisando as etapas do processo de construção da leitura e da escrita e indica o lúdico como auxílio valioso nas aulas de alfabetização. Nesse estudo percebemos que através de jogos e brincadeiras a criança demonstra seu nível de estágio cognitivo e constrói conhecimentos, percebendo assim de forma natural e prazerosa o processo de alfabetização, pois o lúdico mantém contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas:pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T19:13:55Z No. of bitstreams: 1 40261937.pdf: 781326 bytes, checksum: 556f7bc6ba9d1b1fa04e74c0a03cfd16 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleO lúdico no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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