Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Débora de Lima de | - |
dc.contributor.author | Alves, Elaine Cristina Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Lins, Elizabeth Peixoto Troncha | - |
dc.contributor.author | Bandeira, Maria Francisca | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T19:16:18Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T19:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma reflexão sobre o lúdico como importante recurso estimulador da aprendizagem na primeira série do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa foi o de evidenciar as contribuições do lúdico para facilitar o processo de aprendizagem e explicitar suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança através dos jogos e brincadeiras. Para tanto, buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, onde os autores estudados apresentam contribuições que são compatíveis com a abordagem sistêmica, tendo ao longo desta dissertação destacado aspectos importantes tais como: a origem e evolução do lúdico na educação; o jogo e as características do desenvolvimento infantil e da atividade lúdica e os correspondentes parâmetros necessários para a educação lúdica. No decorrer do relato de experiência, procuramos confrontar as vivências teóricas e práticas em seu aspecto motivador e facilitador da aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa fundamentada em pressupostos qualitativos, na qual utilizamos os seguintes instrumentos: o planejamento e observação sistemática de aulas lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral da criança e da sua aprendizagem. Na análise dos dados, foi evidenciado a importância do lúdico como recurso motivador e estimulador da aprendizagem. Também estabelecemos a relação entre afetividade e cognição, evidenciando o papel do professor tanto na construção do conhecimento como na promoção do desenvolvimento integral dos alunos. Ao término do trabalho, concluímos que a compreensão do lúdico vai além de uma sistematização de conteúdos; jogos, brincadeiras, aprendizagem e liberdade devem andar de mãos dadas, esta é a proposta para um novo conceito de educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T19:16:18Z No. of bitstreams: 1 40262000.pdf: 280468 bytes, checksum: 20dc87a0775834f2f20e1909e2e1a447 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T19:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262000.pdf: 280468 bytes, checksum: 20dc87a0775834f2f20e1909e2e1a447 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | O lúdico como motivador no processo de aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262000.pdf | 273.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.