Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorSantos, Daniela Pereira dos-
dc.contributor.authorOliveira, Débora de Lima de-
dc.contributor.authorAlves, Elaine Cristina Gonçalves-
dc.contributor.authorLins, Elizabeth Peixoto Troncha-
dc.contributor.authorBandeira, Maria Francisca-
dc.date.accessioned2015-06-12T19:16:18Z-
dc.date.available2015-06-12T19:16:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma reflexão sobre o lúdico como importante recurso estimulador da aprendizagem na primeira série do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa foi o de evidenciar as contribuições do lúdico para facilitar o processo de aprendizagem e explicitar suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança através dos jogos e brincadeiras. Para tanto, buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, onde os autores estudados apresentam contribuições que são compatíveis com a abordagem sistêmica, tendo ao longo desta dissertação destacado aspectos importantes tais como: a origem e evolução do lúdico na educação; o jogo e as características do desenvolvimento infantil e da atividade lúdica e os correspondentes parâmetros necessários para a educação lúdica. No decorrer do relato de experiência, procuramos confrontar as vivências teóricas e práticas em seu aspecto motivador e facilitador da aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa fundamentada em pressupostos qualitativos, na qual utilizamos os seguintes instrumentos: o planejamento e observação sistemática de aulas lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral da criança e da sua aprendizagem. Na análise dos dados, foi evidenciado a importância do lúdico como recurso motivador e estimulador da aprendizagem. Também estabelecemos a relação entre afetividade e cognição, evidenciando o papel do professor tanto na construção do conhecimento como na promoção do desenvolvimento integral dos alunos. Ao término do trabalho, concluímos que a compreensão do lúdico vai além de uma sistematização de conteúdos; jogos, brincadeiras, aprendizagem e liberdade devem andar de mãos dadas, esta é a proposta para um novo conceito de educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T19:16:18Z No. of bitstreams: 1 40262000.pdf: 280468 bytes, checksum: 20dc87a0775834f2f20e1909e2e1a447 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T19:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262000.pdf: 280468 bytes, checksum: 20dc87a0775834f2f20e1909e2e1a447 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleO lúdico como motivador no processo de aprendizagem na 1ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262000.pdf273.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.