Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6629
metadata.dc.type: TCC
Title: A falta de afeto – um dos fatores geradores da indisciplina nos alunos da primeira série do ensino fundamental
Authors: Silva, Eliane Ferreira da
Carvalho, Eliene Bonfim da Silva
Gomes, Francisca Maria da Silva
Leite, Gleice Alves de Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Célia Maria Rey de
Abstract: A disciplina e o limite são elementos essenciais no cotidiano escolar; da falta deles ocorre a indisciplina, que apresenta sua origem na maioria das vezes no ambiente familiar, pela falta de afeto, de uma educação responsável, pela falta de diálogo, respeito etc. Pretendemos com este trabalho comprovar através da pesquisa teórica e da nossa prática pedagógica, que a indisciplina dos alunos da 1ª série do ensino fundamental está relacionada à falta de afeto familiar. O aluno que tem um bom relacionamento com seus pais e na família tende a desenvolver melhor a aprendizagem. Cabe à escola gerar atividades que busquem a participação da família, despertando nos pais a importância de seu envolvimento no trabalho de escolarização de seus filhos. As mudanças de atitudes diante das crianças, com demonstrações de carinho, atenção e diálogo, traz transformações no seu comportamento e na sua aprendizagem. Ao trabalhar valorizando e reconhecendo a história de vida de cada aluno, há um despertar para o processo de ensino/aprendizagem. Apresentamos também, sugestões que poderão amenizar o problema da indisciplina dos alunos em sala de aula, buscando a participação da família e inovando a prática pedagógica, contando com a disponibilidade, dedicação e compromisso de todos os envolvidos na vida escolar do aluno.
Keywords: Afetividade
Disciplina
Dedicação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6629
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262383.pdf198.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.