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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6635
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Lima, Eloísa Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Santos, Herbenia Oliveira | - |
dc.contributor.author | Araújo, Vilma Coelho de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T10:51:22Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T10:51:22Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6635 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral evidenciar a corporeidade e o movimento como princípios geradores da prática pedagógica. A pesquisa bibliográfica apresentou reflexões teóricas acerca do conceito de corporeidade e da importância do movimento como princípios geradores da prática pedagógica. Neste sentido, por meio das brincadeiras e jogos, os educandos podem ser envolvidos a partir da sua corporeidade/motricidade, possibiitando o seu desenvolvimento físico-motor, afetivo-social e cognitivo. Para a fundamentação teórica foram citados Vygotsky, Wallon, Piaget, Brito e João, entre outros, os quais revelam a importância do movimento e da corporeidade para a prática pedagógica. A pesquisa de campo, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida através da aplicação de planos de aula e da observação. A análise dos dados mostrou que uma prática pedagógica gerada pela corporeidade e pelo movimento, possibilita ao aluno aprender e se desenvolver de maneira integral. Por fim concluímos que ao explorar a corporeidade e o movimento em nossas aulas contribuímos para que os alunos descubram e vivenciem as habilidades, o prazer em jogar, os limites de seu corpo e do corpo do outro, o respeito mútuo, o controle das emoções, o conhecimento do seu “eu”, e muito mais que a corporeidade possibilitar. Enfim, a pesquisa foi de grande contribuição para nós professores e, principalmente, para nossos alunos, pois percebemos que uma prática pedagógica gerada pela corporeidade e pelo movimento é a solução para problemas cognitivos, sociais, afetivos, motores e físicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T10:51:22Z No. of bitstreams: 1 40262565.pdf: 361373 bytes, checksum: 0670c07a38d464a2f772cd05ab78595c (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | Corporeidade e movimento: princípios para a prática pedagógica das séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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