Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorLima, Eloísa Rodrigues de-
dc.contributor.authorSantos, Herbenia Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Vilma Coelho de-
dc.date.accessioned2015-06-15T10:51:22Z-
dc.date.available2015-06-15T10:51:22Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6635-
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral evidenciar a corporeidade e o movimento como princípios geradores da prática pedagógica. A pesquisa bibliográfica apresentou reflexões teóricas acerca do conceito de corporeidade e da importância do movimento como princípios geradores da prática pedagógica. Neste sentido, por meio das brincadeiras e jogos, os educandos podem ser envolvidos a partir da sua corporeidade/motricidade, possibiitando o seu desenvolvimento físico-motor, afetivo-social e cognitivo. Para a fundamentação teórica foram citados Vygotsky, Wallon, Piaget, Brito e João, entre outros, os quais revelam a importância do movimento e da corporeidade para a prática pedagógica. A pesquisa de campo, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida através da aplicação de planos de aula e da observação. A análise dos dados mostrou que uma prática pedagógica gerada pela corporeidade e pelo movimento, possibilita ao aluno aprender e se desenvolver de maneira integral. Por fim concluímos que ao explorar a corporeidade e o movimento em nossas aulas contribuímos para que os alunos descubram e vivenciem as habilidades, o prazer em jogar, os limites de seu corpo e do corpo do outro, o respeito mútuo, o controle das emoções, o conhecimento do seu “eu”, e muito mais que a corporeidade possibilitar. Enfim, a pesquisa foi de grande contribuição para nós professores e, principalmente, para nossos alunos, pois percebemos que uma prática pedagógica gerada pela corporeidade e pelo movimento é a solução para problemas cognitivos, sociais, afetivos, motores e físicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T10:51:22Z No. of bitstreams: 1 40262565.pdf: 361373 bytes, checksum: 0670c07a38d464a2f772cd05ab78595c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T10:51:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262565.pdf: 361373 bytes, checksum: 0670c07a38d464a2f772cd05ab78595c (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleCorporeidade e movimento: princípios para a prática pedagógica das séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262565.pdf352.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.