Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paula, Nanci Martins de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ericka van der Broocke de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Patrícia Pinto Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T11:41:14Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T11:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6636 | - |
dc.description.abstract | O corpo, o movimento e a ludicidade são aspectos indispensáveis da aprendizagem e da educação integral da criança nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança nessa fase conquista seu desenvolvimento por meio das relações corporais do jogo, da imitação e da criatividade. Cabe a escola ajustar sua proposta pedagógica para atender as necessidades do aluno. Em relação a esses aspectos, os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em 1997, foram criados para colaborar com as escolas e professores para que traçassem seus objetivos de maneira mais clara e coerente. Foi assim, observado neste trabalho, a aplicação pedagógica dos PCN, componente curricular Educação Física, nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental na Escola Classe 01 SHI Sul, identificando tais funções, sua efetiva aplicabilidade em sala de aula, bem como a integração dos seus conteúdos, como a psicomotricidade, desenvolvimento motor e equilíbrio. Foram aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário e observação em sala de aula, (possibilitando a devolução dos resultados obtidos à comunidade escolar). Os dados coletados foram organizados em tabela e quadro resumo; analisados, discutidos por categorias e apresentados em gráficos e relatórios analíticos. Observamos nesta pesquisa que a lei na qual se refere à obrigatoriedade de um professor de Educação Física atuante nas séries iniciais, bem como o PCN de Educação Física, entram em contradição com o Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal que apresenta uma proposta como eixo temático à Cultura Corporal do Movimento, baseado nos eixos estruturadores: Conhecimento sobre o Corpo, Atividades Rítmicas, Expressivas e Psicomotricidade. A integração desse componente curricular foi constatada por meio dos instrumentos aplicados, sendo certo que a Cultura Corporal do Movimento pode ser vista como mais um recurso educacional, já que, embora não seja obrigatória a orientação de um profissional de Educação Física, cabe ao professor regente a responsabilidade pelas atividades físicas das turmas de alfabetização. Aliás, todo o esforço da atividade física é voltado para o desenvolvimento da coordenação motora fina, coordenação dinâmica global, equilíbrio, ritmo, postura, respiração, esquema corporal, organização espacial, tônus, organização temporal, lateralidade e relaxamento, as quais servem para desenvolver as habilidades necessárias para o amplo desenvolvimento da alfabetização de 1ª e 2ª Séries. Por isso é fundamental desenvolver tais habilidades na criança desde cedo. Sendo assim, é certo afirmar que existem possibilidades, mesmo com um cotidiano de inquietações e conflitos, de se fazer uma Educação Física que seja, antes de tudo, Educação, e que contribua para uma formação integral, sem deixar de lado sua identidade e especificidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T11:41:14Z No. of bitstreams: 1 40262596.pdf: 186089 bytes, checksum: 8ba994d844b526e90df26b0b7a9be6a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T11:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262596.pdf: 186089 bytes, checksum: 8ba994d844b526e90df26b0b7a9be6a6 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aplicabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Corpo e movimento | pt_BR |
dc.title | A aplicação pedagógica dos PCN no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262596.pdf | 181.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.