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dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorOliveira, Ericka van der Broocke de-
dc.contributor.authorSousa, Patrícia Pinto Moreira de-
dc.date.accessioned2015-06-15T11:41:14Z-
dc.date.available2015-06-15T11:41:14Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6636-
dc.description.abstractO corpo, o movimento e a ludicidade são aspectos indispensáveis da aprendizagem e da educação integral da criança nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança nessa fase conquista seu desenvolvimento por meio das relações corporais do jogo, da imitação e da criatividade. Cabe a escola ajustar sua proposta pedagógica para atender as necessidades do aluno. Em relação a esses aspectos, os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em 1997, foram criados para colaborar com as escolas e professores para que traçassem seus objetivos de maneira mais clara e coerente. Foi assim, observado neste trabalho, a aplicação pedagógica dos PCN, componente curricular Educação Física, nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental na Escola Classe 01 SHI Sul, identificando tais funções, sua efetiva aplicabilidade em sala de aula, bem como a integração dos seus conteúdos, como a psicomotricidade, desenvolvimento motor e equilíbrio. Foram aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário e observação em sala de aula, (possibilitando a devolução dos resultados obtidos à comunidade escolar). Os dados coletados foram organizados em tabela e quadro resumo; analisados, discutidos por categorias e apresentados em gráficos e relatórios analíticos. Observamos nesta pesquisa que a lei na qual se refere à obrigatoriedade de um professor de Educação Física atuante nas séries iniciais, bem como o PCN de Educação Física, entram em contradição com o Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal que apresenta uma proposta como eixo temático à Cultura Corporal do Movimento, baseado nos eixos estruturadores: Conhecimento sobre o Corpo, Atividades Rítmicas, Expressivas e Psicomotricidade. A integração desse componente curricular foi constatada por meio dos instrumentos aplicados, sendo certo que a Cultura Corporal do Movimento pode ser vista como mais um recurso educacional, já que, embora não seja obrigatória a orientação de um profissional de Educação Física, cabe ao professor regente a responsabilidade pelas atividades físicas das turmas de alfabetização. Aliás, todo o esforço da atividade física é voltado para o desenvolvimento da coordenação motora fina, coordenação dinâmica global, equilíbrio, ritmo, postura, respiração, esquema corporal, organização espacial, tônus, organização temporal, lateralidade e relaxamento, as quais servem para desenvolver as habilidades necessárias para o amplo desenvolvimento da alfabetização de 1ª e 2ª Séries. Por isso é fundamental desenvolver tais habilidades na criança desde cedo. Sendo assim, é certo afirmar que existem possibilidades, mesmo com um cotidiano de inquietações e conflitos, de se fazer uma Educação Física que seja, antes de tudo, Educação, e que contribua para uma formação integral, sem deixar de lado sua identidade e especificidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T11:41:14Z No. of bitstreams: 1 40262596.pdf: 186089 bytes, checksum: 8ba994d844b526e90df26b0b7a9be6a6 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCorpo e movimentopt_BR
dc.titleA aplicação pedagógica dos PCN no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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