Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorMartins, Fabiana-
dc.contributor.authorRibeiro, Francinete-
dc.contributor.authorMelchior, Viviane-
dc.date.accessioned2015-06-15T11:44:10Z-
dc.date.available2015-06-15T11:44:10Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6637-
dc.description.abstractO corpo, o movimento e a ludicidade são aspectos indispensáveis da aprendizagem e da educação integral da criança nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança nessa fase conquista seu desenvolvimento através das relações corporais do jogo, da imitação e da criatividade. Cabe a escola ajustar sua proposta pedagógica para atender as necessidades do aluno. Em relação a esses aspectos, os PCNs (1997) foram criados para colaborar para que as escolas e professores traçassem seus objetivos maneira mais clara e coerente. Este trabalho tem como objetivo a investigação da aplicação pedagógica dos PCNs, componente curricular Educação Física nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental no Centro de Ensino 01 do Cruzeiro. Para a efetivação da pesquisa de modalidade qualitativa com suportes de dados quantitativos, utilizamos como instrumento um questionário destinado aos professores, a observações em sala de aula e reunião de coordenação pedagógica. Após analisados os dados levantados verificamos que há a necessidade de maior conhecimento, por parte dos professores, dos PCNs e sua aplicação, no que tange ao Componente Curricular Educação Física. Com este trabalho conclui-se que a Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental conforme os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, está sendo ministrada parcialmente. Assim, poderemos alertar a comunidade escolar e principalmente os professores que não há porque desenvolver habilidades (correr, saltar, girar, dentre outros) que não sejam significativas, isto é, que não sejam uma promoção de relações aperfeiçoadas do sujeito com o mundo, visando uma melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T11:44:10Z No. of bitstreams: 1 40262656.pdf: 316534 bytes, checksum: da0111a8c0b09c7916e60f19744c623f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T11:44:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262656.pdf: 316534 bytes, checksum: da0111a8c0b09c7916e60f19744c623f (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleA aplicação pedagógica dos Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262656.pdf309.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.