Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6638
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fabíola | - |
dc.contributor.author | Reis, Flávia Sousa | - |
dc.contributor.author | Baptista, Marcelo dos Santos | - |
dc.contributor.author | França, Ritamar Luciano de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Waldirene de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T11:47:08Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T11:47:08Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6638 | - |
dc.description.abstract | As concepções que norteiam o processo de ensino e de aprendizagem vêm enfocando indagações a respeito da avaliação da aprendizagem vigente nas últimas décadas, sobretudo quanto à avaliação quantitativa.O tema discutido nesse trabalho foi sobre a avaliação no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo o refletir sobre o processo avaliativo de forma a contribuir para uma avaliação mais eficiente. Avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista, a qual foi realizada com cinco especialistas na área de avaliação de duas instituições de ensino superior de Brasília-DF. Para a organização, análise e discussão dos dados foram utilizadas as seguintes categorias: a importância da avaliação; organização do processo avaliativo; a relevância dos instrumentos de avaliação; o papel das funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; experiências pedagógicas em avaliação; e sugestões para o processo avaliativo. Os principais resultados da pesquisa foram: a constatação da importância da avaliação dentro do processo de ensino-aprendizagem, tendo como auxílio os diversos instrumentos devidamente fundamentos e articulados de acordo com as necessidades dos discentes e com os objetivos dos docentes; que a avaliação, para atingir os propósitos para os quais existe, deve ser contínua, dinâmica e processual, envolvendo todas as facetas do planejamento. Para tanto o professor deve fazer uso da avaliação nas suas três funções: diagnóstica, formativa e somativa. Por meio dos dados coletados evidenciou-se a importância do professor enfatizar a avaliação como uma oportunidade para redimensionar as suas ações de forma a criar novas situações para a construção do conhecimento do aluno.Compreendida como um processo interativo, do qual deve participar toda a comunidade educativa (professores, alunos, pais, especialistas), a avaliação conduz à superação das concepções quantitativas e autoritárias do conhecimento, buscando-se a democratização do processo vivido. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T11:47:08Z No. of bitstreams: 1 40262687.pdf: 229194 bytes, checksum: eed0f767e02327d898c3c0843590d455 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T11:47:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262687.pdf: 229194 bytes, checksum: eed0f767e02327d898c3c0843590d455 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | O repensar da avaliação no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262687.pdf | 223.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.