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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6642
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Moreira, Gildo Lima | - |
dc.contributor.author | Sousa, Iolanda Farias de | - |
dc.contributor.author | Moraes, Neusa Viana | - |
dc.contributor.author | Sousa, Rubia Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T12:02:58Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T12:02:58Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6642 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa aborda as relações interpessoais entre os docentes de escolas da rede pública do Distrito Federal, com o objetivo de conhecer as formas e qualidades de relacionamentos vivenciados pelos professores. Após delimitar o tema - relação interpessoal entre os docentes, iniciou-se a procura do referencial teórico em livros na biblioteca do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, que continham o assunto abordado, e na Internet. Em seguida, foi feita a coleta de informações em livros e artigos, necessária para fundamentar a pesquisa. A bibliografia mais utilizada foi a voltada para psicologia psicossocial, na qual os autores utilizados foram: Covey, Prette e outros. Esse trabalho teve o caráter qualitativo, devido à preocupação com a explicação das relações humanas, onde foram pesquisadas as condutas das pessoas. O instrumento utilizado foi a entrevista e o público alvo a que se direcionou a entrevista foram oito educadores das escolas do ensino fundamental e do ensino especial, de duas regiões administrativas: as cidades satélites de Samambaia e de São Sebastião. Os dados analisados e discutidos foram organizados em quatro categorias, sendo elas: participação coletiva, troca de idéias, contribuições e entraves das relações humanas e relacionamento. Comprovou-se, nesse trabalho, a necessidade de estudar sobre relações interpessoais no contexto educacional, como forma de contribuição social à educação; a ocorrência de “fofocas”, divergências muito acirradas, pessimismo e individualismo; a recusa na participação nos momentos coletivos; desconfiança, concorrência desleal, falta de ética e exaltação de ânimos; desconforto no ambiente de trabalho; desentendimento entre professores e direção, tudo isso devido à falta de um bom relacionamento interpessoal entre os docentes. Conclui-se que, para que haja uma boa relação interpessoal, necessita-se que as pessoas aceitem-se e compartilhem seus conhecimentos, experiências e necessidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T12:02:58Z No. of bitstreams: 1 40262901.pdf: 198129 bytes, checksum: 91dc9726bbf240fa0478d8068ffcbe25 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relação interpessoal | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento | pt_BR |
dc.title | Relações interpessoais dos docentes no processo educacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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40262901.pdf | 193.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
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