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dc.contributor.authorSoares, Luzia Eliane Reis-
dc.contributor.authorLima, Maria Aparecida Benício-
dc.contributor.authorMacedo, Maria das Graças de Morais-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Vilani da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-15T13:31:49Z-
dc.date.available2015-06-15T13:31:49Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6655-
dc.description.abstractCabe ao educador participar do processo de formação do educando, buscando contribuir na formação de cidadãos críticos e autônomos para atingir tais metas. Diante disto, surgiu a necessidade de aprofundar os estudos sobre as Dificuldades de Aprendizagem nas classes de alfabetização, sendo pois o nosso objetivo com essa pesquisa é o de investigar tais dificuldades. Para alcançar tal objetivo lançamos mão do estudo teórico, buscando primeiramente conceitualizar e classificar as Dificuldades de Aprendizagem. Num segundo momento definimos nossa comunidade investigativa, nossos instrumentos e coletamos os dados. Percebemos que os posicionamentos dos professores quanto as Dificuldades de Aprendizagem dos alunos diferencia da concepção dos teóricos. Para os professores as dificuldades estão relacionadas a fatores externos como indisciplina e falta de interesse. Já os teóricos apontam para as Dificuldades de Aprendizagem como fatores internos, um “grupo heterogêneo de transtornos intrínsecos ao indivíduo o qual se atribui a uma provável disfunção do sistema nervoso”. Uma outra realidade que constatamos é a falta de instrução dos professores, não só para trabalhar com as Dificuldades de Aprendizagem bem como de refletir sobre sua prática pedagógica. Lembramos que dos nove professores entrevistados todos já têm curso superior ou estão fazendo o curso de Formação de Professores Para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Outro fator marcante relacionado às Dificuldades de Aprendizagem é que não existe cura, mas com o fator tempo podemos obter melhoras ou a situação pode se agravar. O que não podemos esquecer é da complexidade do ser humano e que este está em constante superação. Ao se fechar uma porta deve se atentar para a diversidade de janelas abertas. O homem não é um ser de talento único, e mediante uma limitação pode desenvolver outras potencialidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:31:49Z No. of bitstreams: 1 40263924.pdf: 193051 bytes, checksum: 55255c9100626485466671f830f4ddba (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem nas classes de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.identifier.orientadorNanci Martins de Paulapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

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