Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Maria de Jesus-
dc.contributor.authorMacedo, Marli Maria Dantas de-
dc.contributor.authorResende, Rita Rego-
dc.date.accessioned2015-06-15T13:53:00Z-
dc.date.available2015-06-15T13:53:00Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6658-
dc.description.abstractÉ importante que se tenha consciência do que seja avaliação escolar, o que se avaliar, pois esta forma de pensar orienta a prática pedagógica que será importante não só para a aprendizagem mas também para a vida do aluno. Este trabalho teve como pretensão melhorar o processo de avaliação do rendimento escolar através da oferta de subsídios para professores para que, com a inovação dos conhecimentos, possam buscar ferramentas adequadas para avaliar de uma forma mais significativa.O tema deste trabalho foi Avaliação da Aprendizagem na 4ª Série do Ensino Fundamental e a metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa e teve como participantes deste cenário, professores e alunos da 4ª série do ensino fundamental. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi o questionário a análises e discussão dos dados foram definidas através de categorias: para professor: (a) importância de se avaliar; (b) procedimentos de avaliação utilizados pelos professores; (c) cuidados para avaliar os alunos; (d) dificuldades durante o processo avaliativo; para o aluno: (a) importância de ser avaliado; (b) procedimentos adotados pelo professor com relação à avaliação do aluno; (c) dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer da avaliação. Os principais resultados do trabalho foram: é importante avaliar para definir alternativas ao replanejamento das aulas; os professores além de provas bimestrais também avaliam interações lúdicas e sociais; deve ocorrer sempre a prática da revisão paralela e contínua; e os alunos têm dificuldades para interpretar o enunciado de algumas questões. Quanto aos resultados dos alunos, verificou-se que os mesmos consideram importante e gostam dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores, apesar de sentirem-se inseguros e com medo de não se saírem bem na avaliação. Portanto, conclui-se que este trabalho pode proporcionar uma postura reflexiva dos educadores; a flexibilidade frente ao conhecimento; a questão do respeito e da promoção da diversidade em sala de aula, através da elaboração e implementação de práticas avaliativa alternativas; bem como, a sugestão de instrumentos que auxiliem os educadores a identificar e respeitar as necessidades e expectativas dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:53:00Z No. of bitstreams: 1 40264293.pdf: 177979 bytes, checksum: ff634ba6c021005eb9631b4da348a4c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T13:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264293.pdf: 177979 bytes, checksum: ff634ba6c021005eb9631b4da348a4c5 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na 4ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264293.pdf173.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.