Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria de Jesus | - |
dc.contributor.author | Macedo, Marli Maria Dantas de | - |
dc.contributor.author | Resende, Rita Rego | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T13:53:00Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T13:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6658 | - |
dc.description.abstract | É importante que se tenha consciência do que seja avaliação escolar, o que se avaliar, pois esta forma de pensar orienta a prática pedagógica que será importante não só para a aprendizagem mas também para a vida do aluno. Este trabalho teve como pretensão melhorar o processo de avaliação do rendimento escolar através da oferta de subsídios para professores para que, com a inovação dos conhecimentos, possam buscar ferramentas adequadas para avaliar de uma forma mais significativa.O tema deste trabalho foi Avaliação da Aprendizagem na 4ª Série do Ensino Fundamental e a metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa e teve como participantes deste cenário, professores e alunos da 4ª série do ensino fundamental. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi o questionário a análises e discussão dos dados foram definidas através de categorias: para professor: (a) importância de se avaliar; (b) procedimentos de avaliação utilizados pelos professores; (c) cuidados para avaliar os alunos; (d) dificuldades durante o processo avaliativo; para o aluno: (a) importância de ser avaliado; (b) procedimentos adotados pelo professor com relação à avaliação do aluno; (c) dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer da avaliação. Os principais resultados do trabalho foram: é importante avaliar para definir alternativas ao replanejamento das aulas; os professores além de provas bimestrais também avaliam interações lúdicas e sociais; deve ocorrer sempre a prática da revisão paralela e contínua; e os alunos têm dificuldades para interpretar o enunciado de algumas questões. Quanto aos resultados dos alunos, verificou-se que os mesmos consideram importante e gostam dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores, apesar de sentirem-se inseguros e com medo de não se saírem bem na avaliação. Portanto, conclui-se que este trabalho pode proporcionar uma postura reflexiva dos educadores; a flexibilidade frente ao conhecimento; a questão do respeito e da promoção da diversidade em sala de aula, através da elaboração e implementação de práticas avaliativa alternativas; bem como, a sugestão de instrumentos que auxiliem os educadores a identificar e respeitar as necessidades e expectativas dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:53:00Z No. of bitstreams: 1 40264293.pdf: 177979 bytes, checksum: ff634ba6c021005eb9631b4da348a4c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T13:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264293.pdf: 177979 bytes, checksum: ff634ba6c021005eb9631b4da348a4c5 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Prova | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem na 4ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40264293.pdf | 173.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.