Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTimótheo, João-
dc.contributor.authorLeite, Maria Margarida M.-
dc.contributor.authorSatélis, Maria Helena C.-
dc.contributor.authorBezerra, Maria José R. dos S.-
dc.contributor.authorCardoso, Nilzeni Lourenço A. P.-
dc.date.accessioned2015-06-15T13:55:59Z-
dc.date.available2015-06-15T13:55:59Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6659-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar a importância do lúdico como ferramenta pedagógica motivadora da aprendizagem em escolas públicas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para alcançar estes objetivos, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa, pois houve a preocupação com a leitura da qualidade dos dados que se buscava e não a ênfase numérica dos resultados. A pesquisa bibliográfica permitiu a abordagem de conceitos relacionados ao histórico do lúdico, sua relação com o desenvolvimento infantil, sua importância no processo de aprendizagem e como o educador faz uso da ludicidade em sala de aula. Os resultados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e observações dos alunos durante o recreio e as atividades lúdicas dirigidas durante a Semana do Trânsito. Foram observadas: uma turma de ensino especial do Centro de Ensino Especial da Samambaia, uma turma de 1° Série da Escola Classe 401 do Recanto das Emas, uma turma de 2ª série e outra de Educação Infantil da Escola Classe 407, além das características físicas e pedagógicas de cada escola, procurando levantar seus pontos convergentes e divergentes, bem como a forma como o lúdico tem sido utilizado no desenvolvimento do aprendizado destes alunos. Os resultados demonstraram que a atividade lúdica, no contexto pedagógico, pode contribuir para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, possibilitando-lhe um maior desenvolvimento global e capacitando a relacionar o aprendizado obtido na escola com o cotidiano por ele vivenciado, independente das dificuldades apresentadas pela escola ou mesmo do aluno. Por fim, o estudo possibilitou concluir que cabe ao educador conhecer os benefícios do lúdico para poder explorar as brincadeiras e jogos como forma de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, proporcionando aos seus alunos atividades prazerosas que lhe permitiram construir um conhecimento mais amplo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:55:58Z No. of bitstreams: 1 40264461.pdf: 173595 bytes, checksum: d637b287ddb9a95db1fd3097de0ccd00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T13:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264461.pdf: 173595 bytes, checksum: d637b287ddb9a95db1fd3097de0ccd00 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO Lúdico como motivador no desenvolvimento da aprendizagem das séries iniciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264461.pdf169.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.