Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6659
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Timótheo, João | - |
dc.contributor.author | Leite, Maria Margarida M. | - |
dc.contributor.author | Satélis, Maria Helena C. | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Maria José R. dos S. | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Nilzeni Lourenço A. P. | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T13:55:59Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T13:55:59Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6659 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar a importância do lúdico como ferramenta pedagógica motivadora da aprendizagem em escolas públicas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para alcançar estes objetivos, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa, pois houve a preocupação com a leitura da qualidade dos dados que se buscava e não a ênfase numérica dos resultados. A pesquisa bibliográfica permitiu a abordagem de conceitos relacionados ao histórico do lúdico, sua relação com o desenvolvimento infantil, sua importância no processo de aprendizagem e como o educador faz uso da ludicidade em sala de aula. Os resultados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e observações dos alunos durante o recreio e as atividades lúdicas dirigidas durante a Semana do Trânsito. Foram observadas: uma turma de ensino especial do Centro de Ensino Especial da Samambaia, uma turma de 1° Série da Escola Classe 401 do Recanto das Emas, uma turma de 2ª série e outra de Educação Infantil da Escola Classe 407, além das características físicas e pedagógicas de cada escola, procurando levantar seus pontos convergentes e divergentes, bem como a forma como o lúdico tem sido utilizado no desenvolvimento do aprendizado destes alunos. Os resultados demonstraram que a atividade lúdica, no contexto pedagógico, pode contribuir para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, possibilitando-lhe um maior desenvolvimento global e capacitando a relacionar o aprendizado obtido na escola com o cotidiano por ele vivenciado, independente das dificuldades apresentadas pela escola ou mesmo do aluno. Por fim, o estudo possibilitou concluir que cabe ao educador conhecer os benefícios do lúdico para poder explorar as brincadeiras e jogos como forma de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, proporcionando aos seus alunos atividades prazerosas que lhe permitiram construir um conhecimento mais amplo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:55:58Z No. of bitstreams: 1 40264461.pdf: 173595 bytes, checksum: d637b287ddb9a95db1fd3097de0ccd00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T13:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264461.pdf: 173595 bytes, checksum: d637b287ddb9a95db1fd3097de0ccd00 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O Lúdico como motivador no desenvolvimento da aprendizagem das séries inicias | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40264461.pdf | 169.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.