Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6669
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Jorge Leite de | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Marylene Carvalho | - |
dc.contributor.author | Paula, Samanta Sousa de | - |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Yara Zanchet de | - |
dc.contributor.author | Miranda, Saron Pereira Marçal | - |
dc.contributor.author | Santos, Terezinha Aparecida dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T17:13:53Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T17:13:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6669 | - |
dc.description.abstract | Entende-se por literatura diversas regras e formas, dentre elas a de escrever obras literárias em prosa ou em versos; ou conjunto de trabalhos literários de um autor, de um país ou de uma época, e ainda os homens de letra e até sonho e fantasia. Quando entra na escola, a criança já é capaz de falar sobre suas experiências e o mundo que a rodeia. Ela já expressa uma leitura do seu cotidiano. Para propiciar essa leitura, a sala de aula deve ser transformada num ambiente estimulador. Foi pensando de forma abrangente, que entendemos ser de responsabilidade, ou até obrigação e postura ética, dos profissionais licenciados para lecionarem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, desenvolver o gosto pela leitura, utilizando recursos distintos. A infância é a fase mais ativa, curiosa, apresentando maior socialização, com avanço nas funções abstratas de raciocínio, onde se estabelece relação entre o mundo real e o tempo, forma o pensamento abstrato e passa a ter noção de causa e efeito. Técnicas motivadoras e principalmente o lúdico aproveitando os textos que melhor se adaptam a esta fase, como os contos de fadas e contos maravilhosos que discutam valores morais. Transmitindo segurança às crianças para atingirmos as idéias principais a serem fixadas por mentes jovens e ávidas de saber, hoje alunos estimulados, tornem-se amanhã, adultos pensantes, capazes de fazerem uso competente da língua, visto que a leitura é uma atividade fundamental na aprendizagem, ajudando o aluno a encontrar dados para solução de problemas, fornecendo informações sobre assuntos a serem estudados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:13:53Z No. of bitstreams: 1 40264860.pdf: 411327 bytes, checksum: 141736e3e3475e738dde8101fc43e1cb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T17:13:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264860.pdf: 411327 bytes, checksum: 141736e3e3475e738dde8101fc43e1cb (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infanto-juvenil nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40264860.pdf | 401.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.