Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorSilva, Vera Lúcia da-
dc.date.accessioned2015-06-15T17:48:38Z-
dc.date.available2015-06-15T17:48:38Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6677-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo geral analisar como os professores desenvolvem a interdisciplinaridade nas classes de alfabetização. De forma mais especifica busca aprofundar a reflexão sobre as questões da interdisciplinaridade e sua repercussão na educação; proporcionar a reflexão e discussão sobre a interdisciplinaridade e sua importância na prática docente na turma de alfabetização; descrever sobre a prática pedagógica interdisciplinar e como esta influência à relação com o educando; e caracterizar o educador que desenvolve suas atividades de forma interdisciplinar. O estudo parte de um levantamento bibliográfico das contribuições da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem dos educandos de alfabetização. A pesquisa de campo realizada analisa os dados coletados por meio de questionários aplicados em duas fases distintas. Na primeira fase foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas aos educadores da instituição escolar, e na segunda fase foi realizado a observação da atuação pedagógica envolvendo o corpo docente e discente. Os questionários têm como objetivo identificar as contribuições da interdisciplinaridade na relação professor-aluno e nas relações interpessoais dos alunos de forma geral. Este instrumento buscou identificar características relacionadas as maiores e menores dificuldades na relação professor - aluno e as estratégias utilizadas pelos professores e pela instituição escolar para minimizar fragmentação do conhecimento. Os resultados obtidos demonstram que na visão geral dos professores, a interdisciplinaridade está atingindo o objetivo sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto aos aspectos sociais. Foram identificadas algumas estratégias relacionadas à intenção de se obter melhoria na relação professor-aluno adotadas pelos professores entrevistados e pela instituição escolar relacionadas às diversas abordagens de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:48:38Z No. of bitstreams: 1 40266294.pdf: 701890 bytes, checksum: 51b01ae9ab39d3b068be08a0fef27b9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T17:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40266294.pdf: 701890 bytes, checksum: 51b01ae9ab39d3b068be08a0fef27b9f (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPrática de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAtividade pedagógicapt_BR
dc.titleAs contribuições da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem dos educandos de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40266294.pdf685.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.