Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6677
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paula, Nanci Martins de | - |
dc.contributor.author | Silva, Vera Lúcia da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T17:48:38Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T17:48:38Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6677 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como os professores desenvolvem a interdisciplinaridade nas classes de alfabetização. De forma mais especifica busca aprofundar a reflexão sobre as questões da interdisciplinaridade e sua repercussão na educação; proporcionar a reflexão e discussão sobre a interdisciplinaridade e sua importância na prática docente na turma de alfabetização; descrever sobre a prática pedagógica interdisciplinar e como esta influência à relação com o educando; e caracterizar o educador que desenvolve suas atividades de forma interdisciplinar. O estudo parte de um levantamento bibliográfico das contribuições da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem dos educandos de alfabetização. A pesquisa de campo realizada analisa os dados coletados por meio de questionários aplicados em duas fases distintas. Na primeira fase foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas aos educadores da instituição escolar, e na segunda fase foi realizado a observação da atuação pedagógica envolvendo o corpo docente e discente. Os questionários têm como objetivo identificar as contribuições da interdisciplinaridade na relação professor-aluno e nas relações interpessoais dos alunos de forma geral. Este instrumento buscou identificar características relacionadas as maiores e menores dificuldades na relação professor - aluno e as estratégias utilizadas pelos professores e pela instituição escolar para minimizar fragmentação do conhecimento. Os resultados obtidos demonstram que na visão geral dos professores, a interdisciplinaridade está atingindo o objetivo sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto aos aspectos sociais. Foram identificadas algumas estratégias relacionadas à intenção de se obter melhoria na relação professor-aluno adotadas pelos professores entrevistados e pela instituição escolar relacionadas às diversas abordagens de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:48:38Z No. of bitstreams: 1 40266294.pdf: 701890 bytes, checksum: 51b01ae9ab39d3b068be08a0fef27b9f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T17:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40266294.pdf: 701890 bytes, checksum: 51b01ae9ab39d3b068be08a0fef27b9f (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Prática de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Atividade pedagógica | pt_BR |
dc.title | As contribuições da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem dos educandos de alfabetização | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40266294.pdf | 685.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.