Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorSiqueira, Alessandra Oliveira de-
dc.contributor.authorCruz, Ana Lucia-
dc.contributor.authorSiqueira, Christiany Oliveira de-
dc.contributor.authorLima Silva, Micheline Magalhães de-
dc.date.accessioned2015-06-16T12:06:21Z-
dc.date.available2015-06-16T12:06:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683-
dc.description.abstractEste estudo partiu da premissa que o Projeto Político Pedagógico traça a filosofia de trabalho da escola e suas grandes diretrizes para dois anos ou mais, que o Plano Anual de Ação detalha principalmente a programação curricular a ser desenvolvida pela escola, em cada ano letivo e que ambos podem ser delineados pelo Planejamento Participativo. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre este tema, discutir o funcionamento desse processo e o que ocorre nas escolas públicas de 1ª a 4ª série do Distrito Federal. A metodologia adotada para esta pesquisa foi na linha qualitativa. Os caminhos utilizados foram o da pesquisa teórica, para compreender conceitualmente a temática, e o da pesquisa empírica, no sentido de conhecer a percepção dos 50 sujeitos que constituíram a amostra dos segmentos da comunidade escolar. De acordo com os resultados encontrados pode-se inferir que, na realidade das escolas pesquisadas, está longe de existir uma cultura para a discussão e criação de planos e estratégias, de forma participativa, para o bom funcionamento institucional. Conclui-se que já existe essa abertura, mas ainda não existe essa cultura. Implementá-la é, portanto, oportunizar a melhoria da participação, imprescindível para o desenvolvimento da comunidade escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:06:21Z No. of bitstreams: 1 40300134.pdf: 168069 bytes, checksum: df2e9d62b8e2e2eefb68c801e604cc83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T12:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300134.pdf: 168069 bytes, checksum: df2e9d62b8e2e2eefb68c801e604cc83 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePlanejamento participativo na comunidade escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300134.pdf164.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.