Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Alessandra Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Ana Lucia | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Christiany Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Lima Silva, Micheline Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T12:06:21Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T12:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683 | - |
dc.description.abstract | Este estudo partiu da premissa que o Projeto Político Pedagógico traça a filosofia de trabalho da escola e suas grandes diretrizes para dois anos ou mais, que o Plano Anual de Ação detalha principalmente a programação curricular a ser desenvolvida pela escola, em cada ano letivo e que ambos podem ser delineados pelo Planejamento Participativo. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre este tema, discutir o funcionamento desse processo e o que ocorre nas escolas públicas de 1ª a 4ª série do Distrito Federal. A metodologia adotada para esta pesquisa foi na linha qualitativa. Os caminhos utilizados foram o da pesquisa teórica, para compreender conceitualmente a temática, e o da pesquisa empírica, no sentido de conhecer a percepção dos 50 sujeitos que constituíram a amostra dos segmentos da comunidade escolar. De acordo com os resultados encontrados pode-se inferir que, na realidade das escolas pesquisadas, está longe de existir uma cultura para a discussão e criação de planos e estratégias, de forma participativa, para o bom funcionamento institucional. Conclui-se que já existe essa abertura, mas ainda não existe essa cultura. Implementá-la é, portanto, oportunizar a melhoria da participação, imprescindível para o desenvolvimento da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:06:21Z No. of bitstreams: 1 40300134.pdf: 168069 bytes, checksum: df2e9d62b8e2e2eefb68c801e604cc83 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T12:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300134.pdf: 168069 bytes, checksum: df2e9d62b8e2e2eefb68c801e604cc83 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Planejamento participativo na comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300134.pdf | 164.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.