Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6687
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Ciomara | - |
dc.contributor.author | Campos, Ana Maria de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T12:31:12Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T12:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6687 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo compreender o processo de inserção de alunos Portadores de Necessidades Especiais nas séries iniciais do Ensino Regular. Para tanto, esta pesquisa constituiu uma abordagem qualitativa sobre a Educação Inclusiva. A observação foi o fio condutor da análise. A partir do convívio direto com alunos Portadores de Necessidades Especiais, realizou-se um estudo de caso, em que foram narradas situações vivenciadas em sala de aula. Apesar de estar clara a evolução da Educação Especial até chegar ás idéias recentes da Escola Inclusiva. Pouco se tem feito em relação à necessidade de formação da consciência critica do professor que possui um papel fundamental enquanto administrador do processo educacional. Portanto, o êxito ou o fracasso de cada aluno na escola não é de responsabilidade apenas do professor, e sim de todo um corpo docente, envolvido em compartilhar a educação com os pais e a comunidade, assumindo uma participação ativa no trabalho da escola, embasado num currículo voltado para a realidade dos alunos. Enquanto professores, deve-se preocupar em fazer uma reflexão vinculada à interação, à autonomia, à socialização e à participação das crianças em brincadeiras e atividades lúdicas, onde não exista espaço para a rejeição às diferenças. Torna-se necessário que se avalie as aplicações dos recursos públicos, como humanos, tecnológicos e financeiros, assim como organizações e serviços, agravando o processo de mudanças, devido à lentidão do processo de inclusão e à desobediência das redes de ensino e das escolas. No cumprimento da lei, o problema é ainda maior do que em relação à capacitação profissional adequada, a autonomia do serviço de apoio é necessária, devendo haver um maior interesse pela rede pública de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:31:12Z No. of bitstreams: 1 40300260.pdf: 246174 bytes, checksum: 52c89b5e80238125ff361ce821d8f808 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T12:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300260.pdf: 246174 bytes, checksum: 52c89b5e80238125ff361ce821d8f808 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aluno portador de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300260.pdf | 240.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.