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dc.contributor.advisorSchneider, Ciomara-
dc.contributor.authorCampos, Ana Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2015-06-16T12:31:12Z-
dc.date.available2015-06-16T12:31:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6687-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo compreender o processo de inserção de alunos Portadores de Necessidades Especiais nas séries iniciais do Ensino Regular. Para tanto, esta pesquisa constituiu uma abordagem qualitativa sobre a Educação Inclusiva. A observação foi o fio condutor da análise. A partir do convívio direto com alunos Portadores de Necessidades Especiais, realizou-se um estudo de caso, em que foram narradas situações vivenciadas em sala de aula. Apesar de estar clara a evolução da Educação Especial até chegar ás idéias recentes da Escola Inclusiva. Pouco se tem feito em relação à necessidade de formação da consciência critica do professor que possui um papel fundamental enquanto administrador do processo educacional. Portanto, o êxito ou o fracasso de cada aluno na escola não é de responsabilidade apenas do professor, e sim de todo um corpo docente, envolvido em compartilhar a educação com os pais e a comunidade, assumindo uma participação ativa no trabalho da escola, embasado num currículo voltado para a realidade dos alunos. Enquanto professores, deve-se preocupar em fazer uma reflexão vinculada à interação, à autonomia, à socialização e à participação das crianças em brincadeiras e atividades lúdicas, onde não exista espaço para a rejeição às diferenças. Torna-se necessário que se avalie as aplicações dos recursos públicos, como humanos, tecnológicos e financeiros, assim como organizações e serviços, agravando o processo de mudanças, devido à lentidão do processo de inclusão e à desobediência das redes de ensino e das escolas. No cumprimento da lei, o problema é ainda maior do que em relação à capacitação profissional adequada, a autonomia do serviço de apoio é necessária, devendo haver um maior interesse pela rede pública de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:31:12Z No. of bitstreams: 1 40300260.pdf: 246174 bytes, checksum: 52c89b5e80238125ff361ce821d8f808 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAluno portador de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEducação inclusiva nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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