Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Silva, Cíntia Lima da | - |
dc.contributor.author | Hora, Cleucí de Andrade da | - |
dc.contributor.author | Andrade, Daniele Moura | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Deibia Sousa Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Izabela Valeska Pimentel Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T12:45:35Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T12:45:35Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6690 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa aborda a prática lúdica como importante recurso facilitador da aprendizagem, e destaca em seu contexto a importância do brincar para o desenvolvimento integral dos alunos em processo ensino-aprendizagem inseridos na 2ª série do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa é analisar de forma crítica e consciente quais as contribuições do brincar para o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e social das crianças, comparando conceitos e propostas metodológicas de diversos autores à cerca do lúdico e a prática do professor. Buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente destacando aspectos importantes como: o lúdico numa perspectiva histórica e cultural, na prática pedagógica e na formação do professor, a ludicidade como promotora do desenvolvimento e da aprendizagem e as idéias divergentes que Vygotsky e Piaget apresentam sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: o questionário, aplicado com professores de 2ª série do Ensino Fundamental da Secretaria do Estado de Educação do Governo do Distrito Federal, e a observação sistemática dos alunos, durante a aplicação de jogos voltados para o desenvolvimento das dimensões humanas. A análise dos dados evidenciou de forma concreta a importância do brincar para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, social, afetivo e físico dos alunos, e comprovou a necessidade de uma maior reflexão sobre o trabalho pedagógico aliado a ludicidade, e sobre a importância do professor estar sempre atento, buscando novos conhecimentos, visando o desenvolvimento integral do indivíduo e a construção de uma aprendizagem prazerosa e significativa. Ao término trabalho, concluímos que o brincar é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual das crianças. Brincando a criança se prepara para a vida adulta e sistematiza conhecimentos e atitudes de forma espontânea. O brincar é muito importante na escola, mas principalmente, é importante para a vida, que desde o nascimento propõe questões fundamentais sobre o nosso corpo, diferenças, identidades, cobranças intelectuais e convenções culturais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:45:35Z No. of bitstreams: 1 40300441.pdf: 419243 bytes, checksum: 3a10fc7afa3b7d812e4dde26d11a57cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T12:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300441.pdf: 419243 bytes, checksum: 3a10fc7afa3b7d812e4dde26d11a57cd (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | As contribuições do lúdico para o desenvolvimento integral de alunos da 2ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300441.pdf | 409.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.