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dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorSilva, Cíntia Lima da-
dc.contributor.authorHora, Cleucí de Andrade da-
dc.contributor.authorAndrade, Daniele Moura-
dc.contributor.authorTeixeira, Deibia Sousa Rodrigues-
dc.contributor.authorOliveira, Izabela Valeska Pimentel Marques de-
dc.date.accessioned2015-06-16T12:45:35Z-
dc.date.available2015-06-16T12:45:35Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6690-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa aborda a prática lúdica como importante recurso facilitador da aprendizagem, e destaca em seu contexto a importância do brincar para o desenvolvimento integral dos alunos em processo ensino-aprendizagem inseridos na 2ª série do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa é analisar de forma crítica e consciente quais as contribuições do brincar para o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e social das crianças, comparando conceitos e propostas metodológicas de diversos autores à cerca do lúdico e a prática do professor. Buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente destacando aspectos importantes como: o lúdico numa perspectiva histórica e cultural, na prática pedagógica e na formação do professor, a ludicidade como promotora do desenvolvimento e da aprendizagem e as idéias divergentes que Vygotsky e Piaget apresentam sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: o questionário, aplicado com professores de 2ª série do Ensino Fundamental da Secretaria do Estado de Educação do Governo do Distrito Federal, e a observação sistemática dos alunos, durante a aplicação de jogos voltados para o desenvolvimento das dimensões humanas. A análise dos dados evidenciou de forma concreta a importância do brincar para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, social, afetivo e físico dos alunos, e comprovou a necessidade de uma maior reflexão sobre o trabalho pedagógico aliado a ludicidade, e sobre a importância do professor estar sempre atento, buscando novos conhecimentos, visando o desenvolvimento integral do indivíduo e a construção de uma aprendizagem prazerosa e significativa. Ao término trabalho, concluímos que o brincar é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual das crianças. Brincando a criança se prepara para a vida adulta e sistematiza conhecimentos e atitudes de forma espontânea. O brincar é muito importante na escola, mas principalmente, é importante para a vida, que desde o nascimento propõe questões fundamentais sobre o nosso corpo, diferenças, identidades, cobranças intelectuais e convenções culturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:45:35Z No. of bitstreams: 1 40300441.pdf: 419243 bytes, checksum: 3a10fc7afa3b7d812e4dde26d11a57cd (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleAs contribuições do lúdico para o desenvolvimento integral de alunos da 2ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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