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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorSantos, Érica Cristina Carneiro dos-
dc.contributor.authorRocha, Hercília José da-
dc.date.accessioned2015-06-16T13:17:52Z-
dc.date.available2015-06-16T13:17:52Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6696-
dc.description.abstractA fase escolar da criança é um momento de extrema importância no seu desenvolvimento e crescimento. Assim, para que isso ocorra de maneira adequada, a alimentação tem um papel fundamental evitando-se, assim, no futuro, um adulto com saúde precária e sérios problemas. Este trabalho teve como objetivo estudar sobre a alimentação saudável, propondo sugestões na merenda oferecida aos alunos da rede de ensino, de modo a contribuir para a adoção de novos hábitos alimentares, visando uma melhor qualidade. Foi utilizada como metodologia para a execução deste trabalho, a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a organização dos dados, foi escolhido um roteiro de análise documental. Os livros pesquisados abordam temas como: Alimentação Natural; Pirâmide Alimentar; Alimentação e Promoção de Modo de Vida Saudável; Alimentação Saudável na Cantina Comercial; Soja na Merenda Escolar; Promoção de Educação para Consumo e Educação Nutricional; Projeto Alimentar para a Comunidade Escolar; Alimentação Alternativa; Resgate de Alimentos Regionais; Promoção da Educação para Consumo Seguro e Saudável e Criatividade Alimentar. As categorias selecionadas para este trabalho foram: alimentação saudável; atitudes diante da alimentação; e preparação de alimentos. Os principais resultados da pesquisa direcionam para: o homem só domina e controla aquilo que tem conhecimento com profundidade; a saúde e a doença não acontecem por acaso, pois é fruto daquilo que comemos; é necessário que sejam desenvolvidos novos hábitos diante da alimentação escolar por meio de escolha, seleção, armazenamento e preparação; e a preparação dos alimentos necessita ser planejada e organizada, para ser aceita. A merenda escolar assume no Brasil uma dimensão social e, conseqüentemente, uma mudança de mentalidade pode significar uma diferença qualitativa não somente no programa, mas na própria concepção da sociedade, ou melhor, da sociedade que queremos ter e de como conquista-lá.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T13:17:52Z No. of bitstreams: 1 40300961.pdf: 180725 bytes, checksum: 3d884d5c96e65d0037345cf891bdfbc0 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.titleEducação e saúde alimentarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

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