Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorAraújo, Francitoni de Sousa-
dc.contributor.authorMatos, Giovana Barboza de-
dc.contributor.authorBraga, Patrícia de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-06-16T13:44:28Z-
dc.date.available2015-06-16T13:44:28Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6697-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa alguns aspectos relacionados à formação continuada de professores e suas implicações na prática pedagógica na escola de ensino fundamental. Nesse sentido, o trabalho explora os processos de formação continuada, como instrumentos de reflexão, além de respaldarem a prática adotada pelo professor em sua sala de aula. O texto contempla a insatisfação dos professores pesquisados quanto à falta de valorização da categoria e as precárias condições de trabalho no qual se encontram. Estes fatores vêm promovendo uma grande desmotivação dos profissionais os quais vêm deixando de investir em sua formação profissional e pessoal. Este trabalho foi desenvolvido com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico. Os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas realizadas junto a professores e alunos de uma escola da rede pública do DF em que, a partir das informações obtidas foi possível compreender algumas políticas de formação de professores, além de destacar o papel dos mesmos na busca pela qualidade da educação. Adotamos como apoio teórico vários autores, os quais podemos destacar Marli André, Antonio Nóvoa, Pedro Demo, Miguel Arroyo, Maria Elizabeth de Almeida, entre outros. Percebemos que a formação continuada tem uma contribuição importante a dar para a valorização do magistério a partir da consolidação do saber profissional e da reflexão sobre a prática para aprimorá-la. Os estudos também nos levaram a compreender que a construção de políticas educacionais duradouras e compatíveis com os anseios dos professores, só se viabiliza com a participação de todos os atores compromissados com o cotidiano do processo educativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T13:44:28Z No. of bitstreams: 1 40301021.pdf: 321602 bytes, checksum: cd5caeb293dbb08847b48c37cf4402d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T13:44:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40301021.pdf: 321602 bytes, checksum: cd5caeb293dbb08847b48c37cf4402d9 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores: suas implicações na prática pedagógica na escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40301021.pdf314.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.