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dc.contributor.advisorLourenço, Olímpio Sabino-
dc.contributor.authorSilva, Luciene Fernandes da-
dc.contributor.authorSilva, Maria Izélia Malaquias da-
dc.contributor.authorFigueredo, Maria de Fátima Nobre-
dc.contributor.authorSantos, Marli Alves dos-
dc.contributor.authorSousa, Renata Batista de-
dc.date.accessioned2015-06-16T14:16:44Z-
dc.date.available2015-06-16T14:16:44Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6706-
dc.description.abstractAtendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), que estabelece pela primeira vez na história de nosso país, que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, desenvolvendo atividades que sejam significativas para os alunos. Nesse aspecto cabe salientar a importância das aprendizagens através atividades de jogos, não somente como atividades lúdicas, ou como resgate da infância, mas sobretudo, que as crianças aprendem matemática, mais facilmente quando o professor promove situações de confronto através dos jogos. Principalmente, na faixa etária observada 6-7 anos, que foi objeto da pesquisa, as crianças sentem uma necessidade imensa de associar os conhecimentos à sua vivência. Dessa forma foi desenvolvida pesquisa bibliografia e de campo, visando averiguar a importância dos jogos como contribuição para facilitar o ensino da matemática, nas séries iniciais das escolas públicas. As escolas escolhidas como cenário para observação, análise de dados e aplicação de instrumentos 1 e 2., com os quais espera-se comprovar que as crianças tem mais facilidade para aprender , assimilar e fixar os conteúdos através de atividades que envolvam jogos pedagógicos, e ainda que, elas desenvolvem o raciocínio lógico matemático em situações de confronto estimuladas pelos jogos. O uso dos jogos tem como objetivo estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;respeito às regras, espírito de liderança; e ainda, brincar expressando emoções, sentimentos e pensamentos, desejos e necessidades. Para tanto se faz necessário que o professor tenha conhecimento sobre a Teoria de Piaget, sobre os estádios de desenvolvimento, e ainda o que se pode esperar dos alunos dentro de cada um dos períodos. E, sobretudo, saber como utilizar de forma significativa para a aprendizagem às atividades de jogos. Para a comprovação da importância dos jogos para a aprendizagem dos alunos na faixa etária observada, formam usados a entrevista semi-estrutura com os professores questionário aplicados em 10 professores; análise documental através do acesso aos relatórios de rendimentos dos alunos e a observação in loco, onde foi observado o desenvolvimento e o comportamento dos alunos, em atividades de sala de aula e recreação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:16:44Z No. of bitstreams: 1 40301970.pdf: 472758 bytes, checksum: d6281aba06b1063a48446baed4e3fd64 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectConhecimento matemáticopt_BR
dc.titleA contribuição dos jogos no ensino da matemática, nas séries iniciais.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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