Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6707
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serique, Jorge Augusto Borges | - |
dc.contributor.author | Werkema, Luiz Carlos Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T14:18:20Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T14:18:20Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6707 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar componentes lúdicos em alunos de educação infantil quando usam jogos para resolverem situações-problema visando o seu desenvolvimento social. A metodologia utilizada para a realização deste, foi de ordem prática utilizando para isso a abordagem qualitativa porque tudo aconteceu no ambiente escolar, mais precisamente em sala de aula. Os participantes do estudo foram compostos pela professora Sidéria Marques do Couto Neiva e pelos alunos de seis anos da alfabetização em uma escola de educação infantil localizada em Taguatinga. A coleta dos dados foi feita por meio da observação e anotados em fichas.Os alunos foram divididos em sete grupos de quatro onde foi pedido para que eles separassem as peças por cores e formato. Tal atividade foi obtida com sucesso, por isso foi proposto que eles utilizando os blocos contidos na caixa e formassem um quadrado onde não poderiam sobrar peças.Os alunos então começaram a trocar idéias e conseguiram realizar a atividade, ajudando e colaborando para que os outros colegas com dificuldades conseguissem concluir a tarefa.Os resultados de tal pesquisa mostraram que por meio da troca de idéias e do lúdico entre os alunos na busca da solução de problemas possibilitou uma grande interação social por meio da colaboração e do incentivo que ocorreu entre os mesmos sem a interferência da professora.Conclui-se então que ao usar o lúdico para resolver situações-problema a criança consegue uma interação social significativa em sua vida. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:18:20Z No. of bitstreams: 1 40302013.pdf: 169995 bytes, checksum: 42f0eec4fd3ed06de45542beede06fb5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T14:18:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40302013.pdf: 169995 bytes, checksum: 42f0eec4fd3ed06de45542beede06fb5 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos com componentes lúdicos no desenvolvimento social infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40302013.pdf | 166.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.