Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerique, Jorge Augusto Borges-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria de Fátima Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Maria Zeni Ramos-
dc.contributor.authorSantos, Rute Valério dos-
dc.contributor.authorMesquita, Vânia Ferreira-
dc.contributor.authorFilha, Vilma Arnaldo-
dc.date.accessioned2015-06-16T14:26:51Z-
dc.date.available2015-06-16T14:26:51Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6709-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho consiste em identificar comportamentos lúdicos, cooperação e o raciocínio lógico – matemático por meio da aplicação de um jogo em duas turmas de 3ª série do Ensino Fundamental em escolas públicas do Distrito Federal. Sendo que, foi realizado de acordo com a abordagem qualitativa, em que levou-se em consideração as falas e ações dos participantes. Foram observadas atitudes que demonstraram: comportamento lúdico, cooperação e raciocínio lógico – matemático, levando assim, ao favorecimento de comportamentos positivos tais como: reflexão, mudança de atitudes, diálogo, amizade. Constatando que as atividades lúdicas podem colocar o aluno em diversas situações, onde ele pesquisa e experimenta, fazendo com que conheça suas habilidades e limitações, que exerça o respeito mútuo e muitos outros desafios que permitirão vivências capazes de construir conhecimentos e atitudes. O jogo foi um recurso pedagógico baseado na interação coletiva, na criatividade e na ludicidade, visto que o mesmo tem uma grande relevância, tanto no processo de ensino aprendizagem quanto no desenvolvimento físico e mental da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:26:51Z No. of bitstreams: 1 40302425.pdf: 131632 bytes, checksum: 8aa6a4e16b3df96b17309f456157174e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T14:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40302425.pdf: 131632 bytes, checksum: 8aa6a4e16b3df96b17309f456157174e (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectMatemáticopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleO jogo na busca da cooperação e do raciocínio lógico – matemáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40302425.pdf128.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.