Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeloso, Sainy Coelho Borges-
dc.contributor.authorSilva, Mª do Carmo Pinheiro-
dc.contributor.authorLucas, Selma Maria Lessa-
dc.contributor.authorJesus, Selma Tiago de-
dc.date.accessioned2015-06-16T14:31:33Z-
dc.date.available2015-06-16T14:31:33Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6710-
dc.description.abstractA presente pesquisa é uma reflexão sobre a dinâmica lúdica nas escolas. O estudo foi desenvolvido com o objetivo verificar a utilização do lúdico como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Em um primeiro momento a pesquisa se dedica a esclarecer a importância da dinâmica lúdica na formação integral da criança, e os fundamentos teóricos que envolvem o lúdico. Em um segundo momento, destaca-se a realização de uma pesquisa de campo em escolas públicas do Distrito Federal, onde foram coletados opiniões de pais, alunos e professores sobre a importância do lúdico na aprendizagem. Em linhas gerais, esse estudo veio mostrar que a questão do lúdico é trata-se, na verdade de um tema relevante e complexo, sendo, contudo, pouco utilizado e discutido nas escolas. Observou-se ainda que mesmo quando utiliza o lúdico, este é usado como momento de distração, descanso e posteriormente volta às atividades tidas como sérias. O problema parece está no desconhecimento conceitual e da importância do lúdico como aspecto importante, que pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem quando utilizado de maneira correta, inter-relacionando os componentes curriculares a atividades lúdicas. Nesse sentido observa-se a necessidade de estimular e prover os professores com uma formação continuada de forma a apresentar-lhes metodologias que possam favorecer o educando no processo de aprendizagem. Diante da realidade observada, recomendamos que a temática do lúdico seja incluída como reflexão na formação inicial e continuada do professor, que faça parte dos planejamentos de ensino, no sentido de que possam enriquecer seus conhecimentos teóricos e metodológicos. Assim, acreditamos que estaremos mais bem preparados para contribuir com a formação dos nossos alunos e conseqüentemente com a melhoria do ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:31:33Z No. of bitstreams: 1 40302516.pdf: 188485 bytes, checksum: 730a34aeda9a1c6b84cddbd7905a41dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T14:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40302516.pdf: 188485 bytes, checksum: 730a34aeda9a1c6b84cddbd7905a41dc (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA importância do lúdico nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40302516.pdf184.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.