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dc.contributor.advisorRamalho, Cássia Maria-
dc.contributor.authorLopes, Marta Maria Bernardo-
dc.contributor.authorCustodio, Neusirene Braga Chaves-
dc.contributor.authorPuccinelli, Norma Suely da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Rosenilce Pontes de-
dc.contributor.authorCarvalho, Rosiley de Cássia Silva-
dc.date.accessioned2015-06-16T14:37:51Z-
dc.date.available2015-06-16T14:37:51Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6712-
dc.description.abstractO momento da maior conquista em busca do conhecimento – a alfabetização – permite descortinar o universo exterior da informação, o mundo imaginário interior e, principalmente, aumenta enormemente as possibilidades da construção do conhecimento.A literatura está relacionada com o desenvolvimento da criatividade, ao permitir à criança sua entrada no universo da imaginação, da fantasia e da descrição precisa da realidade, de forma que caracteristicamente busca, além da clareza e precisão, a beleza da disposição das palavras e da riqueza do vocabulário. Neste sentido, para a formação do professor, na reflexão sobre a prática pedagógica e ainda para o aperfeiçoamento da situação de ensino – aprendizagem torna-se de grande importância um estudo referente à literatura nas séries iniciais do ensino fundamental e que possibilite avaliar a estrutura da prática pedagógica referente ao uso de conteúdos literários. Além disso, é necessário compreender o papel da literatura na situação de ensino aprendizagem e essencialmente quais as possibilidades periódicas existentes na formação do professor para o exercício efetivo deste uso. Portanto o objetivo deste estudo centrou-se no estudo da importância da literatura infantil para a prática pedagógica. Não há muito na literatura pertinente à respeito da utilização da literatura infantil como recurso pedagógico, a não ser referente ao consenso de que é importante no ensino fundamental. Então a pesquisa qualitativa através de entrevistas foi realizada, com 38 sujeitos professores do Ensino Fundamental da Rede Pública do Distrito Federal, para verificar como se processa a utilização dos livros infantis na escola. Os resultados apontam que apesar dos sujeitos reconhecerem a importância da utilização dos livros infantis e saberem como faze-lo, dando sugestões de estratégias para a prática pedagógica, eles não colocam como causa de dificuldades de aprendizagem a não utilização dos livros infantis. O que mais se aproxima dos livros infantis na compreensão de como formular um texto, os sujeitos consideraram a história em quadrinhos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:37:51Z No. of bitstreams: 1 40302840.pdf: 1120040 bytes, checksum: 9ed6b5cb273f0529933b9eb9efbcebab (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleLiteratura na situação de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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