Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli | - |
dc.contributor.author | Andrade, Penélope Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Ranieldy | - |
dc.contributor.author | Passos, Rosane dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T17:14:24Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T17:14:24Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6713 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do ato de ler como instrumento para o desenvolvimento cognitivo dos discentes da 4º série do ensino fundamental. O método utilizado para sua realização foi o estudo de caso, pois se preocupa com a análise contextualizada e qualitativa da situação a ser estudada. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a entrevista semi-estruturada e o questionário com perguntas abertas. Apresenta informações quanto à história da leitura, e seu contexto de importância dentro do processo ensino-aprendizagem, destacando a importância da leitura no quotidiano do educando e concatenando o sucesso escolar com a constância do ato de ler, dentro e fora da escola. Também demonstra a prática docente, a interferência do educador no processo de formação do aluno-leitor. O ato de ler implica diretamente na conduta do educando diante da escola, o sucesso não depende unicamente da leitura, mas esta alicerça coerentemente, e competentemente a formação acadêmica de um indivíduo. A percepção da leitura como uma prática que não só beneficia o aluno no ambiente escolar, mas também o faz ascender como pessoa e cidadão dando a ele condições de controverter situações que julgar incondizentes com a sua necessidade. Conclui-se que o ato de ler inserido no quotidiano da escola beneficia a toda coletividade escolar, pois a formação intelectual, tanto do discente como a do educador, tendem a se aperfeiçoar cadencialmente, trazendo melhoras explicitas ao ambiente escolar, e devido a isso, gerando resultados satisfatórios no quesito mais importante: A Qualidade do Ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T17:14:24Z No. of bitstreams: 1 40303084.pdf: 395583 bytes, checksum: a303b010fbc63009e79ee1253f9a94f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T17:14:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40303084.pdf: 395583 bytes, checksum: a303b010fbc63009e79ee1253f9a94f1 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | A leitura como instrumento para a ascensão do discente no processo de aprendizagem: a importância da leitura na 4ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40303084.pdf | 386.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.