Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerique, Jorge Augusto Borges-
dc.contributor.authorSilva, Severina Lima dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Vanda Alves da-
dc.contributor.authorSantos, Vivian Luzia Xavier dos-
dc.contributor.authorNascimento, Wilma Corrêa do-
dc.contributor.authorBarbalho, Yriane Fernandes-
dc.date.accessioned2015-06-16T17:34:20Z-
dc.date.available2015-06-16T17:34:20Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715-
dc.description.abstractO presente tem como tema o lúdico na alfabetização. Para o estudo foi utilizado o método de observação participativa dentro da abordagem qualitativa, Participaram do estudo alunos de escolas públicas e suas respectivas professoras. Desta forma, o estudo se propôs a identificar comportamentos lúdicos e sociais por meio de jogos pedagógicos, buscando evidências de que o aprendizado pode se apoiar na ludicidade para ocorrer de forma mais prazerosa e significativa, criando meios de promover a cooperação dentro do grupo, eliminando o caráter competitivo e desestruturado que ainda hoje figura na utilização dos jogos no âmbito escolar. Após as observações, foram analisados os dados obtidos baseado no referencial teórico levantado no início do estudo, mostrando que os jogos são aliados da ação pedagógica na educação, pois podem ser adaptados para diferentes situações e contextos, estabelecem o cumprimento das regras e o comprometimento com elas, além de favorecer a aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T17:34:20Z No. of bitstreams: 1 40303434.pdf: 180696 bytes, checksum: b247a2463bc71895868bec23eee5d894 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T17:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40303434.pdf: 180696 bytes, checksum: b247a2463bc71895868bec23eee5d894 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleO lúdico na alfabetizaçâopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40303434.pdf176.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.