Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zinato, Vitorina Angélica Montelo | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Alexandre de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T17:51:11Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T17:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6717 | - |
dc.description.abstract | As novas descobertas na área da mente humana trazem uma nova linha de procedimento no tema da educação. A escola, juntamente com os professores e os alunos, precisa ser um centro estimulador de inteligências, sem que tal alteração implique custos e cursos prolongados para os professores. Esta pesquisa procurou discutir a Teoria das Múltiplas Inteligências e a sua possível aplicação nos problemas de aprendizagem, considerando os diversos fatores que permeiam o processo ensino-aprendizagem, no tocante à aquisição de conhecimentos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho teve como objetivo geral Trabalhar as informações sobre a inteligência humana e a sua relação com a aprendizagem, incluindo a busca de uma melhor administração destes conhecimentos, que serão analisadas à luz da Teoria das Múltiplas Inteligências proposta por Howard Gardner; e, relacionar a estes estudos as causas mais freqüentes dos problemas da aprendizagem. A presente pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação teve como cenário. uma Escola da Rede Pública do Distrito Federal, localizada na Asa Norte em Brasília/DF. Utilizou-se de instrumentos para a coleta de dados a entrevista estruturada e a ficha de observação dos alunos. Ressalta-se que na observação dos dois alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da escola já mencionada, o único cuidado pré-estabelecido foi a estimulação dos pais que deveriam estar presentes em alguns momentos da pesquisa. Após considerações de natureza teórica sobre a visão tradicional da existência de uma única inteligência e uma aprendizagem centrada na figura do professor, foi possível verificar que essa concepção vem sendo superada por uma visão pluralista de inteligência e pela definição do papel do professor como estimulador das múltiplas inteligências. O estimulo das diversas inteligências, representa um desafio para todos os profissionais que desejam romper com a barreira de uma educação padronizada, conteudista e ultrapassada. Porém, ressalta-se a importância da formação dos professores a fim de desenvolver um trabalho mais consciente e crítico que considere o aprendiz como um ser múltiplo e ilimitado, alguém com um grande potencial que precisa ser descoberto e valorizado. Pôde-se concluir com esta pesquisa, que os alunos alcançam um desenvolvimento de suas habilidades e competências de forma mais satisfatória e mais produtiva para o processo ensino-aprendizagem, quando possuem o estímulo adequado. A estimulação correta dos diversos tipos de inteligências pela escola com a ajuda dos pais, é um instrumento facilitador do processo de aquisição de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T17:51:11Z No. of bitstreams: 1 40350093.pdf: 163485 bytes, checksum: 54c0be9f718ad00f9a3f0738e0018baf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T17:51:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350093.pdf: 163485 bytes, checksum: 54c0be9f718ad00f9a3f0738e0018baf (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Inteligência múltipla | pt_BR |
dc.subject | Estimulação da inteligência múltipla | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor nas série inicial | pt_BR |
dc.title | As inteligências múltiplas no cotidiano escolar das séries iniciais do ensino fundamental e sua repercussão na aquisição do conhecimento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350093.pdf | 159.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.