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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorCaetano, Barbara Inacia-
dc.contributor.authorMoura, Claudia Rocha de-
dc.contributor.authorVecchi, Cyntia Teixeira-
dc.contributor.authorRibeiro, Francimeire Lima de Assis-
dc.contributor.authorNobre, Gilvaneide Costa-
dc.date.accessioned2015-06-16T18:07:00Z-
dc.date.available2015-06-16T18:07:00Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6719-
dc.description.abstractA questão da (in)disciplina envolve pais, mestres e sociedade como um todo, pois expõe o termômetro social. Indisciplina denota insatisfação, revolta e suas ações prejudicam o bom desenvolvimento de um projeto educacional. É preciso discutir e analisar a questão disciplinar na escola que tem sido apresentada como um dos cernes do fracasso escolar, geradora de muitas discussões entre os educadores e a sociedade. Questiona-se o porquê dessa indisciplina tão crescente nos últimos tempos. Buscando uma forma apropriada de melhor abordar o comportamento disciplinar, este trabalho visa contribuir para o aprofundamento da temática no âmbito escolar, colaborando para melhor atender e/ou administrar os problemas nesta área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi o roteiro de análise documental. As categorias selecionadas para organização, análise e discussão foram: relação professor-aluno; papel do professor e metodologias; papel do estado, da sociedade e da família; papel da escola; e formação do professor. Os principais resultados dessa pesquisa foram: é necessário estabelecer uma relação dialógica e a negociação de regras entre educadores e educandos sendo a melhor forma de promover a disciplina; adoção, pelo professor, de metodologias adequadas, atitudes e valores, criatividade e liderança, não confundindo autoridade com autoritarismo; o papel do estado, da sociedade e da família necessita de mais instrumentalização, transformação nas práticas organizacionais e pedagógicas e parâmetros que valorizam o ser humano como um todo; a escola tem por finalidade preparar os indivíduos para o exercício da cidadania e, com isso, são necessários conhecimentos sólidos, respeito, relações dialógicas e harmônicas, conjunto de normas e valores morais; os professores estão aptos a exercer suas funções com mais segurança e satisfação quando se encontram preservados física e mentalmente, e atentam-se para as inovações pedagógicas. O trabalho proporcionou novos conhecimentos sobre a (in)disciplina. Abordou vários aspectos de um tema que é comum, e ao mesmo tempo, de difícil resolução. O estudo tratou de diversos agentes e recursos que influenciam a educação e que interferem ou não na indisciplina. A pesquisa mostrou que na tentativa de amenizar a problemática, se faz necessário explorar o potencial do professor, dos alunos e da família por meio do trabalho coletivo, rompendo os limites do âmbito escolar, revolucionando o modo ensino-aprendizagem e distribuindo responsabilidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:07:00Z No. of bitstreams: 1 40350608.pdf: 421807 bytes, checksum: 8ed862973959dbcb9db9ebdd81bdfb01 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.title(In)disciplina: uma contribuição ao estudopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

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