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dc.contributor.advisorZinato, Vitorina Angélica Montelo-
dc.contributor.authorOliveira, Cínthia Diniz de-
dc.contributor.authorPimenta, Claudio Fernandes-
dc.contributor.authorReis, Cristina Vilela dos-
dc.contributor.authorPires-
dc.contributor.authorMartins, Silene Alves-
dc.date.accessioned2015-06-16T18:26:38Z-
dc.date.available2015-06-16T18:26:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6720-
dc.description.abstractA gestão escolar configurou-se nos últimos anos como a ferramenta central para a promoção de uma educação de melhor qualidade apoiada na organização, na mobilização e na articulação de todas as condições materiais e humanas envolvidas nos processos socioeducacionais. Neste contexto, adotar uma gestão autônoma e participativa, onde a escola pode definir sua trajetória com base nas necessidades e anseios democraticamente estabelecidos de sua clientela e, priorizar as parcerias, como meio de financiar os recursos necessários para a viabilização dos resultados, mostrou-se como fator preponderante para a efetivação da qualidade do processo educacional. Este trabalho teve como objetivo, investigar quais têm sido as estratégias e ações utilizadas pelos gestores escolares de duas escolas da rede pública do Distrito Federal para proporcionar autonomia e qualidade de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Objetiva, também, refletir sobre as principais demandas que se apresentam às escolas no mundo contemporâneo; analisar a autonomia como elemento implícito à democratização das duas escolas pesquisadas. Essa pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como cenário, duas escolas públicas de séries iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal, sendo uma localizada no Varjão e outra o Plano Piloto/ Asa Norte. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista estruturada. Participaram os diretores, orientadores educacionais, professores e pais das respectivas escolas. Verificou-se que quando o gestor escolar tem autonomia para procurar parcerias com organizações governamentais e instituições privadas, gera o desenvolvimento pedagógico, financeiro, cultural, artístico, psicológico e afetivo entre os atores da comunidade escolar, promovendo assim, a qualidade do ensino-aprendizagem e a superação dos problemas enfrentados com a participação coletiva nas decisões e tomadas de ações. Enfim, detectou-se que todos esses aspectos mencionados anteriormente vêm contribuindo para um ensino de qualidade e assegurando uma trajetória de sucesso.Pode-se concluir com essa pesquisa que a gestão escolar participativa foi um fator preponderante para a conquista da autonomia e qualidade de ensino nas duas escolas pesquisadas. Identificou-se, contudo, que essas duas escolas conseguiram sua autonomia pelas parcerias firmadas com órgãos públicos e privados que prestaram assistência pedagógica e financeira por meio de projetos e eventos culturais, científicos e sociais, promovendo uma qualidade significativa no ensino-aprendizagem e elevando a auto-estima dos discentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:26:38Z No. of bitstreams: 1 40350720.pdf: 172675 bytes, checksum: 9ddb14f3a0f04375b473b9646d0abab4 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAutonomia e qualidade de ensinopt_BR
dc.subjectEscola e parceriapt_BR
dc.titleGestão escolar, autonomia e qualidade de ensino em duas escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

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