Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Ana Maria Moreira Campos Neves | - |
dc.contributor.author | Jones Revson Santos Sales | - |
dc.contributor.author | Leonardo Mauro de Jesus | - |
dc.contributor.author | Márcia Aline Peixoto Vieira | - |
dc.contributor.author | Veronice Nazário Couto | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T18:51:15Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T18:51:15Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6725 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar como os fatores afetivos se apresentam na relação professor – aluno e a sua influência no processo de aprendizagem. Dentre os objetivos específicos delimitados pretendeu-se analisar a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem, conhecer a relação entre afetividade e cognição em sala de aula, elencar alguns problemas no processo ensino-aprendizagem relacionados à questão da, além de apontar aspectos positivos e negativos no relacionamento professor – aluno no âmbito da afetividade; propondo alternativas para a melhoria do cuidado com a afetividade na prática docente. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com uma abordagem qualitativa. Dentre as diversas formas de realizar uma pesquisa qualitativa, selecionou-se a pesquisa-ação. A coleta de dados para este estudo se deu por meio de questionários para conhecer o perfil das escolas e das turmas que participarão do estudo, aplicação da dinâmica com os professores das escolas em questão. Foram aplicados questionários com os professores e os e alunos das escolas e turmas respectivamente selecionadas. Em seqüência à análise verificou-se que a cognição e a emoção não se encontram dissociados do ser humano, por isso é possível atuar sobre o cognitivo via afetivo, e no afetivo via cognitivo. Wallon e os estudiosos de sua teoria deixam claro a importância de se conhecer o histórico de cada aluno na tentativa de alcançá-lo afetivamente. A interação professor – aluno é primordial para a evolução da aprendizagem. Por meio de todas as análises geradas, ultimou-se que o vínculo afetivo influi essencialmente na constituição da inteligência, mas deve estar associados a outros fatores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:51:15Z No. of bitstreams: 1 40350261.pdf: 116899 bytes, checksum: e39cbbf9434f7c0380a811b812c2fbc4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T18:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350261.pdf: 116899 bytes, checksum: e39cbbf9434f7c0380a811b812c2fbc4 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da inteligência | pt_BR |
dc.subject | Cognitivo | pt_BR |
dc.title | A afetividade como parte do processo ensinoaprendizagem nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350261.pdf | 114.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.