Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brito, Antônio Cezar Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Andréa Mônica Gomes de | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Silvia Silva de | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Cora de Paula Vieira | - |
dc.contributor.author | Santos, Janaína Almeida dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Joseneide Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T18:56:18Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T18:56:18Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6726 | - |
dc.description.abstract | O ato de ler e contar histórias ocorre desde os primórdios da humanidade. Os homens das cavernas utilizavam os desenhos nas suas moradias para transmitir suas emoções, sentimentos e etc. Com o surgimento da imprensa houve um salto ainda maior na leitura popular. O homem passou a utilizar livros e publicações como fonte de informação, divertimento, conhecimento etc. Atualmente, os livros são pouco utilizados, muitos por causa das várias tecnologias que surgem e que acabam abafando a literatura Com esse intuito objetivamos o trabalho de literatura procurando focar o mesmo de forma a desenvolver o interesse pela literatura infantil, promover este contato com os livros para quem sabe assim promover cidadãos mais críticos e questionadores. A aprendizagem através dos contos de fadas e leitura, permite que o aluno dê sua opinião, hipótese, reflexões e desperta a sua curiosidade. É importante, portanto, variar, estudar a história e ainda escolher a melhor forma ou recurso mais adequado de apresentá-la, provocando sempre um interesse inovador. Para realização deste trabalho procuramos fundamentar em alguns teóricos e estudiosos da arte da contação de história dentre estes citamos: Zilberman, Fantim, Castoradis, Pazos, Machado, Coelho, Bettelheim e outros. BETTELHEIM (1995), nos conduz a refletir sobre a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento saudável do psiquismo da criança, sendo esses capazes de ajudá-las em necessidade psicológica mais profunda, que deve ocorrer no ambiente familiar, escolar, etc. Foi pensando nisso que desenvolvemos o projeto prático onde incluímos não somente o corpo docente e discente na arte de contar história como também toda a comunidade escolar que inclui a família, direção, demais professores e profissionais da área. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:56:18Z No. of bitstreams: 1 40350321.pdf: 261116 bytes, checksum: 1c2dc1da265f149829a2df315c0c128e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T18:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350321.pdf: 261116 bytes, checksum: 1c2dc1da265f149829a2df315c0c128e (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: a arte de contar e recontar histórias | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350321.pdf | 255 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.