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dc.contributor.advisorZinato, Vitorina Angélica Montelo-
dc.contributor.authorSilva, Angela Amorim-
dc.contributor.authorSouza, Lilian Kelly de-
dc.contributor.authorSobrinho, Mauriza Ferreira-
dc.date.accessioned2015-06-16T19:14:59Z-
dc.date.available2015-06-16T19:14:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6727-
dc.description.abstractEste trabalho aborda os problemas de gestão educacional enfrentados em duas escolas públicas do DF. Num momento tão importante para o país que é a transformação de educação disciplinadora para educação de consciência crítica é de suma importância investir nos profissionais que trabalham com educação de modo global, para que atenda as diversas carências educacionais. Torna-se muito importante buscar líderes com capacidade de coordenação de trabalho em grupo, com o objetivo de facilitar o desenrolar dessas novas atitudes desde os princípios mais elementares que são os ambientes escolares até no trabalho conjunto com toda equipe escolar com o intuito de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, porque democracia se aprende na escola. Os gestores de escolas públicas devem ser pessoas preparadas para lidar com a variedade cultural, étnica, religiosa que compõem a sociedade brasileira. Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a influencia do tipo de liderança exercida pelo gestor educacional e sua repercussão no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais das duas escolas publicas do DF. E desenvolveu o tema: “A influência do tipo de liderança exercida pelo gestor educacional e sua repercussão no processo ensino - aprendizagem nas séries iniciais”. O cenário utilizado foi em duas escolas públicas do DF, sendo uma em Sobradinho/DF e outra em Santa Maria/DF. Os participantes consistiram em professores e diretores destas unidades de ensino. É, pois, uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, por estudar em profundidade os problemas de gestão escolar de duas escolas pesquisadas. Como resultado foi constatada que a gestão exercidas nas duas escolas é de forma verticalizada, em que as ordens já chegam prontas as escolas e as mesmas só a executam, sendo pouco flexível a sua realidade, e a participação da comunidade é muito reduzida, devido a falta de conscientização de seus diretos. Enfim, conclui-se que é necessário que se invista na formação de gestores com perfis de liderança e democráticos para que sejam capazes de criar meios para formar o aluno cidadão com espírito crítico e participativo empenhado no desenvolvimento do bem comum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T19:14:59Z No. of bitstreams: 1 40350488.pdf: 118814 bytes, checksum: 3bc8f44cf2e112c7eedc6b611f27852a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T19:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350488.pdf: 118814 bytes, checksum: 3bc8f44cf2e112c7eedc6b611f27852a (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectLiderança do diretorpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleA influência do tipo de liderança exercida pelo gestor educacional e sua repercursão no processo ensinoaprendizagem nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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