Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorMenezes, Antonia Deiziane Alves-
dc.contributor.authorCruz, Cláudia Glaete de Araújo da-
dc.contributor.authorOliveira, Flávia Lopes-
dc.date.accessioned2015-06-16T19:20:30Z-
dc.date.available2015-06-16T19:20:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6728-
dc.description.abstractEste trabalho procurou identificar a importância da criatividade, neste mundo em constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Também buscou questionar o que caracteriza uma pessoa criativa, além de levantar a possibilidade de que todos sejam criativos, em pelo menos algum aspecto, dando ênfase à figura do docente. O objetivo maior da pesquisa foi demonstrar a importância da criatividade na prática docente, tendo em vista oferecer contribuições ao processo de ensino. Ressaltou-se fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade bem como fatores inibidores, que são capazes de destruir a formação de um indivíduo criativo. Foi utilizado o método da pesquisa qualitativa que, por sua vez, tem a característica de ser exploratório, ou seja, de estimular os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Para tanto, buscou-se o auxílio da entrevista semi-estruturada. A entrevista foi realizada com seis professoras que atuam na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, que atendem de 1ª a 4ª séries, em três escolas distintas, pertencentes às seguintes regiões administrativas: Plano Piloto/Cruzeiro, Ceilândia e Sobradinho. As profissionais foram previamente escolhidas por demonstrarem criatividade na execução de seu trabalho. As categorias selecionadas para organização, análise e discussão dos dados foram: pessoa criativa; fatores que determinam a pessoa criativa; características de uma pessoa criativa; situações criativas emergenciais; criatividade/aluno; e sugestões para os colegas. Destacam-se, como resultados, respectivamente para cada uma das categorias, a capacidade de inovar e de antecipar o futuro; a ingerência que o ambiente exerce sobre o desenvolvimento da criatividade; a capacidade de aproveitar idéias a fim de desenvolver algo produtivo; a adaptação das interações e o uso de materiais alternativos conforme as circunstâncias; o estímulo à superação de desafios e ao exercício da criatividade sem preestabelecer respostas e o abandono dos padrões pré-determinados juntamente com a habilidade de ouvir e de ser flexível. Por fim, ressalta-se que a criatividade é inerente a todo ser humano; que o docente deve buscar o desbloqueio, tanto pessoal quanto do aluno; e, sobretudo, que as participantes da pesquisa demonstraram já estarem inseridas nesse processo de mudança de postura, ao executarem de forma bastante criativa o seu trabalho docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T19:20:30Z No. of bitstreams: 1 40350520.pdf: 197561 bytes, checksum: 4698bf05fb857e0bd8695c740eb1c184 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T19:20:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350520.pdf: 197561 bytes, checksum: 4698bf05fb857e0bd8695c740eb1c184 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectIniciativa docentept_BR
dc.subjectProfessor criativopt_BR
dc.titleCriatividade docente: inovar sempre!pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350520.pdf192.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.