Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6729
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Ramos, Christiane Rita de Mello | - |
dc.contributor.author | Araújo, Cláudia Rosa de | - |
dc.contributor.author | Storti, Elizabeth Figueiredo Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T19:25:38Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T19:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6729 | - |
dc.description.abstract | Por meio da vivência na escola, percebemos que o professor não é apenas aquele que transmite o conhecimento, mas, sobretudo, aquele que subsidia o aluno no processo de construção do saber. É importante que o professor trabalhe valores, fazendo seu aluno perceber o outro, perceber quem está a seu redor, formando crianças que saibam a importância de respeitar, ouvir, ajudar e amar o próximo. Cabe ao professor, também, observar a si próprio (autoconhecimento). Este trabalho objetivou colher informações pertinentes sobre a auto-estima do professor, no intuito de oferecer subsídios aos profissionais da educação, de modo a contribuir para a elevação da auto-estima. A pesquisa teve uma abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, onde o instrumento de coleta de dados foi um roteiro de análise documental, buscando-se informações, em teóricos, de situações que podem ser utilizadas para a elevação da auto-estima do professor. Os principais resultados da pesquisa foram: a necessidade de conhecer a si próprio como meio de valorizar as qualidades e aprender com os erros; a importância de buscar mudanças no que se refere ao que incomoda ou considera errado; para que seja mais fácil aceitar-se a si próprio; e que todos os aspectos sociais, cognitivos, afetivos, físicos e comportamentais, exercem influência positiva ou negativa na auto-estima do indivíduo. Após a coleta e discussão dos dados, concluiu-se que é fundamental para o professor que o mesmo tenha uma auto-estima elevada, para que a segurança, capacidade e criatividade estejam afinadas e consigam contribuir para um melhor aprendizado do aluno. Ao final deste trabalho, concluímos que apesar deste ser um assunto recente, tem feito com que os profissionais de | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T19:25:38Z No. of bitstreams: 1 40350690.pdf: 180156 bytes, checksum: 388f2c5d6c1fe1b35e88877731c362a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T19:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350690.pdf: 180156 bytes, checksum: 388f2c5d6c1fe1b35e88877731c362a6 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.subject | Autoestima do professor | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Atuação do professor: a busca da autoestima | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350690.pdf | 175.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.