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dc.contributor.advisorSalim, Cássia Mª Ramalho-
dc.contributor.authorProcópio, Maristela Fernandes-
dc.contributor.authorNascimento, Maristela Nunes do-
dc.contributor.authorBorges, Míriam Teles-
dc.contributor.authorBrandao, Roseni Figueira Silva-
dc.contributor.authorRibeiro, Rosenilda Ferreira-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:12:07Z-
dc.date.available2015-06-17T14:12:07Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6735-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos, mediante a melhoria da compreensão do meio em que vive a maior percepção de si mesmo, a elevação sócia cultural das suas condições de vida e o desenvolvimento de valores próprios de uma sociedade em mudança, a investigação enfoca as Práticas Avaliativas como contribuição para o processo ensino-aprendizagem. Tudo que se avalia não é visível a olho nu, isto quer dizer, que avaliar vai além de olhares para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica deve dar condições para o professor criar objetivos e planejar atividades adequadas, à necessidade de se construir conhecimentos e refletir acerca da contribuição que as Práticas Avaliativas podem oferecer para a educação. Esta monografia tem por finalidade de refletir sobre a avaliação e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Apresenta inicialmente o processo avaliativo e suas conceituações, abordando, o processo evolutivo das práticas avaliativas, o grande desafio da avaliação no contexto da educação, a importância das práticas avaliativas para a construção do conhecimento, os métodos avaliativos que atendam a necessidade do aluno e as práticas avaliativas, levando em consideração a qualidade e a quantidade, conforme a visão dos autores e autoras consultados. O estudo conclui que a avaliação da aprendizagem deve levar em conta o que pensam os alunos, de modo a encontrar outras possibilidades de compreensão das práticas avaliativas e dos fatores que podem justificá-las.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:12:06Z No. of bitstreams: 1 40302794.pdf: 921332 bytes, checksum: 1e500bd44d3f044ad8f9410165412536 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: uma abordagem teórica e metodológicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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