Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Leal, Daniela Lemos | - |
dc.contributor.author | Barros, Demir Vieira de | - |
dc.contributor.author | Souza, Elisângela Toledo de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Luciana Graziela P. | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Luciene Lima | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T14:16:11Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T14:16:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discursa sobre a Avaliação Escolar e o Conselho de Classe como instância avaliativa do trabalho pedagógico escolar. Considera que a prática da avaliação escolar emerge da concepção de educação. Tem como objetivo conhecer o processo de avaliação realizado pelos Conselhos Escolares de escolas do Distrito Federal e propor sugestões para que elas garantam o padrão de qualidade do ensino e a igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. É uma a pesquisa de caráter teórico e empírico. A pesquisa empírica foi realizada, utilizando-se de um questionário aberto, que foi respondido por vinte professores de cinco escolas do Distrito Federal. Da análise dos resultados e do que dizem os autores, como: Luckesi (1996, 1997, 2002, 2003); Perrenoud (1999) e outros, constatamos que a avaliação escolar costumava ser pensada e praticada em termos de seleção e classificação. No entanto, hoje pensamos em avaliação em termos de potencial para o aprendizado. Não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Esta é a razão pela qual avaliamos. A pesquisa mostrou que a prática da avaliação apresenta abordagens diferentes: a avaliação tradicional e a avaliação formativa. Neste sentido, o Conselho de Classe torna-se um espaço privilegiado da prática avaliativa, verdadeiramente formativa de caráter coletivo, baseando-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico, dinâmico e significativo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:16:11Z No. of bitstreams: 1 40351037.pdf: 146327 bytes, checksum: bfe01b93916277d3f34b9d737f1290b2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T14:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40351037.pdf: 146327 bytes, checksum: bfe01b93916277d3f34b9d737f1290b2 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Conselho de classe | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.title | A avaliação no âmbito do conselho de classe nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40351037.pdf | 142.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.