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dc.contributor.advisorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorLeal, Daniela Lemos-
dc.contributor.authorBarros, Demir Vieira de-
dc.contributor.authorSouza, Elisângela Toledo de-
dc.contributor.authorGomes, Luciana Graziela P.-
dc.contributor.authorGonçalves, Luciene Lima-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:16:11Z-
dc.date.available2015-06-17T14:16:11Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736-
dc.description.abstractEste trabalho discursa sobre a Avaliação Escolar e o Conselho de Classe como instância avaliativa do trabalho pedagógico escolar. Considera que a prática da avaliação escolar emerge da concepção de educação. Tem como objetivo conhecer o processo de avaliação realizado pelos Conselhos Escolares de escolas do Distrito Federal e propor sugestões para que elas garantam o padrão de qualidade do ensino e a igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. É uma a pesquisa de caráter teórico e empírico. A pesquisa empírica foi realizada, utilizando-se de um questionário aberto, que foi respondido por vinte professores de cinco escolas do Distrito Federal. Da análise dos resultados e do que dizem os autores, como: Luckesi (1996, 1997, 2002, 2003); Perrenoud (1999) e outros, constatamos que a avaliação escolar costumava ser pensada e praticada em termos de seleção e classificação. No entanto, hoje pensamos em avaliação em termos de potencial para o aprendizado. Não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Esta é a razão pela qual avaliamos. A pesquisa mostrou que a prática da avaliação apresenta abordagens diferentes: a avaliação tradicional e a avaliação formativa. Neste sentido, o Conselho de Classe torna-se um espaço privilegiado da prática avaliativa, verdadeiramente formativa de caráter coletivo, baseando-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico, dinâmico e significativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:16:11Z No. of bitstreams: 1 40351037.pdf: 146327 bytes, checksum: bfe01b93916277d3f34b9d737f1290b2 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectConselho de classept_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.titleA avaliação no âmbito do conselho de classe nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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