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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação: inovando o ensino e a aprendizagem
Authors: Deus, Elaine Honorato de
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Maria do Carmo N.
Abstract: A educação é um processo que visa a formação de homens conscientes e comprometidos com a emancipação coletiva e individual, contribuindo para a transformação e humanização da sociedade. Segundo Becker (1993, p.145) "quanto mais o educando for objeto dos conhecimentos nele depositados, menos condições terão de emergir como sujeito de consciência crítica, condição esta de sua inserção transformadora no mundo". O papel fundamental da escola é propiciar aos alunos a aquisição de competências, habilidades indispensáveis a uma efetiva participação na sociedade. Para a escola cumprir com seu papel será necessária uma avaliação compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Segundo Cabello (1987, p.136) "A avaliação contínua permite valorizar o caminho percorrido e realimentar, em toda extensão, o processo de ação educativa". Propôs-se uma pesquisa sobre avaliação cujo objetivo geral é reconhecer a avaliação como um processo contínuo de construção do conhecimento possibilitando os resultados em termos de competência, habilidades, atitudes e valores requeridos para o desenvolvimento do educando. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do Paranoá, da Secretaria do Distrito Federal e teve como metodologia a abordagem qualitativa por oportunizar o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo.Os sujeitos da pesquisa foram: a diretora, uma coordenadora, a professora regente e um aluno. Os instrumentos aplicados na pesquisa foram: análise documental, observação participante e entrevista semi-estruturada. Os resultados foram apontados mediante as categorias: Ensino Aprendizagem, Avaliação, Formação do Professor. Essas categorias salientaram mais pontos positivos que negativos: A categoria Ensino Aprendizagem demonstrou que a construção do conhecimento na escola pesquisa ocorre na atividade docente pela mediação entre o conhecimento a ser aprendido e a ação de apropriação desse conhecimento. A categoria Avaliação salientou-se que esta deve ser um processo contínuo e sistemático, ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, deve ser constante e planejada. Em relação à Formação do Professor apontou que a formação não se constrói por acumulação de cursos, de conhecimento, más sim por meio de um trabalho de refletividade crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente de uma identidade pessoal. Concluiu-se que por meio da avaliação tornou-se possível diagnosticar e verificar em que medida os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem estão sendo atingidos. Para Mendez (2002. p14) "No âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem, por que o professor aprende para conhecer e para melhorar a prática docente em sua complexidade, bem como colaborar na aprendizagem do aluno, conhecendo as dificuldades que devem superar, o modo de resolve-las e as estratégias para coloca em funcionamento".
Keywords: Ensino e aprendizagem
Avaliação e formação do professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6738
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

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