Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Berlim, Greice Helen Magalhães | - |
dc.contributor.author | Martins, Priscilene Chagas | - |
dc.contributor.author | Alves, Sandra de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T14:32:57Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T14:32:57Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6742 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender a saúde emocional do professor do primeiro segmento do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa é de natureza qualitativa, mas a análise agrega dados da pesquisa quantitativa, de modo que as duas abordagens possam se complementar, favorecendo a compreensão da temática. Além da pesquisa teórica, recorreu-se à modalidade da pesquisa empírica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com várias questões fechadas e algumas abertas, aplicado a 20 professores, para identificar traços da Síndrome de Burnout; fatores que mais interferem na prática docente e estratégias adotadas por esses professores para se manterem em equilíbrio emocional. Os resultados apontam que o modo como o trabalho é realizado interfere no bem estar emocional do professor. Mostra também que, além de sinais da exaustão emocional manifestado entre os professores pesquisados, da despersonalização e do envolvimento pessoal no trabalho, há outros fatores que interferem negativamente na saúde emocional do professor como: infra-estrutura precária, baixos salários, o desrespeito e a falta de valorização à figura do professor e a falta de limite do aluno. A partir da análise destes e de outros resultados que a pesquisa apresentou, conclui-se que a saúde emocional dos professores pesquisados mostrou um quadro que inspira cuidados pessoais e, sobretudo, institucionais. Trata-se de uma amostra pequena, mas constitui um indicador forte de que é preciso cuidar das condições de trabalho do professorado do Distrito Federal. Portanto, faz-se necessária a continuidade dos estudos acerca do tema envolvendo profissionais de várias áreas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:32:57Z No. of bitstreams: 1 40352050.pdf: 451311 bytes, checksum: e521cd8143e2690985f3b902bb21883e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T14:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40352050.pdf: 451311 bytes, checksum: e521cd8143e2690985f3b902bb21883e (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Saúde emocional | pt_BR |
dc.subject | Fator estressor | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A saúde emocional do educador do primeiro segmento do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40352050.pdf | 440.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.