Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorFerreira, Marilene Moita-
dc.contributor.authorCorreia, Güena Figueiredo-
dc.contributor.authorOliveira, Sônia Regina Silva-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:35:30Z-
dc.date.available2015-06-17T14:35:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6743-
dc.description.abstractO professor, de uma forma geral, sempre lida com o fracasso escolar em sala de aula mas, apesar da complexidade do transtorno, pouco se tem feito para minimizar o problema. A finalidade deste trabalho foi contribuir de forma significativa para o fazer pedagógico, no qual o professor se depara com alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH. Foi utilizada a pesquisa qualitativa e, como instrumento, a entrevista. Os três entrevistados são profissionais atuantes na área, um psiquiatra, um neuropediatra e uma psicóloga, esta última formada por uma universidade norte americana e com mais de duas décadas de experiência, e que pôde contribuir de forma ímpar relatando inclusive o amparo legal ao que está sujeito o indivíduo portador deste distúrbio nos Estados Unidos. Os dados obtidos foram organizados, analisados e discutidos nas seguintes categorias: experiência com o TDAH; sintomas de crianças hiperativas; tempo de resposta ao tratamento; e o trabalho com estas crianças. Os seguintes resultados alcançados foram: é nítida a concordância entre os especialistas quanto ao sintoma das crianças hiperativas; existe um consenso sobre o distúrbio ser uma doença, ao contrário do que afirma a bibliografia consultada; em relação ao tempo de resposta ao tratamento, não houve uma concordância entre os profissionais entrevistados; entretanto, todos concordam que o diagnóstico tardio vem trazer prejuízos permanentes quanto ao aspecto emocional e acadêmico; sobre o tratamento com TDAH, ficou clara a necessidade de associar a prática de limites ao uso de medicamentos prescritos. Concluiu-se, ao final desse trabalho, que somente a escola e os professores não são suficientes para o sucesso do aluno com TDAH. È preciso a ajuda de profissionais qualificados, como médico, psicólogo e psicopedagogo, e também o comprometimento da família com o seu filho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:35:30Z No. of bitstreams: 1 40352063.pdf: 230620 bytes, checksum: 8c3f4a8ee9cbad1a5e4ec9d7300fb381 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T14:35:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40352063.pdf: 230620 bytes, checksum: 8c3f4a8ee9cbad1a5e4ec9d7300fb381 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectFalta de atençãopt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.titleO sucesso escolar da criança que apresenta transtorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40352063.pdf225.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.