Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorAlessandra Alves Batista-
dc.contributor.authorCristina Eurico de S. Santos-
dc.contributor.authorRosângela Vicente da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-17T18:28:49Z-
dc.date.available2015-06-17T18:28:49Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6748-
dc.description.abstractMuito se fala acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno. Porém, existem lacunas a serem preenchidas para a real efetivação dessa relação afetiva em nossas salas de aula. Como pode o professor vincular a afetividade a sua prática cotidiana? Que atividades beneficiam essa prática afetiva? Como articular concepções teóricas sobre afetividade às práticas pedagógicas, ao dia-a-dia em sala de aula? A presente pesquisa norteou-se na busca de respostas a essas questões. Teve como principal objetivo possibilitar um maior conhecimento sobre a relação entre a afetividade e a prática pedagógica, de modo a fornecer aos docentes contribuições de apoio à sua prática pedagógica. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa. O instrumento aplicado para levantamento de dados foi à entrevista semiestruturada, pois melhor se adequou às necessidades do trabalho, tendo como participantes quatro psicopedagogas que atuam na área de educação, no Distrito Federal. As categorias selecionadas para organização, análise e discussão dos dados foram as seguintes: O desenvolvimento da afetividade em sala de aula – atividades práticas; Estabelecendo relações afetivas com o chamado “aluno problema”; Contribuições da psicopedagogia nas relações em sala de aula; Estreitando e melhorando laços afetivos; Outras considerações. Os principais resultados da pesquisa foram que: é importante que os professores estabeleçam vínculos afetivos com seus alunos e também se destaca o valor de se trabalhar com atividades atrativas que despertem o interesse dos alunos, como, jogos, músicas, teatro, novelas; é necessário que o aluno confie no professor, sinta-se respeitado e apreciado. O trabalho com a auto-estima dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem também é uma importante contribuição; detectou-se a existência do medo e da insegurança, de alguns professores quando precisam buscar ajuda de profissionais como psicopedagogos; percebeu-se que ensinar é mais do que simplesmente transmitir informações. Precisa haver interações entre a docência e a discência, e o diálogo; para se formar cidadãos completos, saudáveis é necessário conhecer o que envolve o aluno e o seu desenvolvimento. Entre as diversas contribuições trazidas por essa pesquisa, destaca-se a necessidade dos docentes ampliarem seus horizontes e compreenderem seus alunos como pessoas, com necessidades e interesses diversos. O papel do docente vai além de transmitir informações; precisa haver uma interação entre os componentes do processo ensino-aprendizagem. A relação afetiva entre professor e aluno exerce papel fundamental, tanto para o desenvolvimento cognitivo como emocional de ambos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:28:49Z No. of bitstreams: 1 40356020.pdf: 211654 bytes, checksum: 8aac0b9de6f6ca2658aba8c1796d1003 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T18:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40356020.pdf: 211654 bytes, checksum: 8aac0b9de6f6ca2658aba8c1796d1003 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectSentimentopt_BR
dc.subjectEducação-
dc.titleContribuições da afetividade na intervenção pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40356020.pdf206.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.