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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorBraga, Magali Cardoso-
dc.contributor.authorSouza, Renata Pereira de-
dc.contributor.authorSilva, Ronaldo Xavier da-
dc.contributor.authorSouza, Rosângela Aparecida de-
dc.date.accessioned2015-06-17T18:33:46Z-
dc.date.available2015-06-17T18:33:46Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6750-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso trata da indisciplina em sala de aula e suas conseqüências no trabalho docente. Atualmente, a indisciplina tem sido vista como um empecilho que inviabiliza a prática pedagógica e está associada à desordem e ao desrespeito às regras de conduta. Sabe-se que é impossível pensar em um ambiente escolar sem nenhum conflito; e, diante disso, percebe-se a necessidade de se conhecer as causas e as conseqüências da indisciplina e o papel exercido por todos os envolvidos no processo educativo a esse respeito. O objetivo dessa pesquisa foi identificar os comportamentos graves de indisciplina e as atitudes tomadas pelos professores diante deles, com vistas a buscar soluções práticas que pudessem colaborar com o processo educativo. A pesquisa qualitativa foi o método de pesquisa adotado para a realização do trabalho, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. Foram pesquisados oito professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, das regiões administrativas de Ceilândia, Paranoá, Recanto das Emas e Taguatinga, utilizando-se as seguintes categorias para organização, análise e discussão de dados: primeiros casos graves de indisciplina; segundos casos graves de indisciplina; medidas adotadas para os primeiros casos; medidas adotadas para os segundos casos. Os principais resultados da pesquisa direcionam para a necessidade da busca de uma escola crítica, que valorize a participação e o diálogo e favoreça a autonomia pessoal. Reforçam também a necessidade da formação continuada dos professores, visto que os docentes apresentaram formas bastante diversificadas em lidar com a indisciplina em sala de aula. Outro fator importante evidenciado durante a pesquisa foi a importância da participação efetiva da família na vida escolar do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:33:45Z No. of bitstreams: 1 40354843.pdf: 109221 bytes, checksum: e5f887c0a58ca8b8ff15dcc8b06d765c (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.titleRespire fundo... conte até 10! A indisciplina como obstáculo ao trabalho docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

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