Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Braga, Magali Cardoso | - |
dc.contributor.author | Souza, Renata Pereira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Ronaldo Xavier da | - |
dc.contributor.author | Souza, Rosângela Aparecida de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T18:33:46Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T18:33:46Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6750 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso trata da indisciplina em sala de aula e suas conseqüências no trabalho docente. Atualmente, a indisciplina tem sido vista como um empecilho que inviabiliza a prática pedagógica e está associada à desordem e ao desrespeito às regras de conduta. Sabe-se que é impossível pensar em um ambiente escolar sem nenhum conflito; e, diante disso, percebe-se a necessidade de se conhecer as causas e as conseqüências da indisciplina e o papel exercido por todos os envolvidos no processo educativo a esse respeito. O objetivo dessa pesquisa foi identificar os comportamentos graves de indisciplina e as atitudes tomadas pelos professores diante deles, com vistas a buscar soluções práticas que pudessem colaborar com o processo educativo. A pesquisa qualitativa foi o método de pesquisa adotado para a realização do trabalho, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. Foram pesquisados oito professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, das regiões administrativas de Ceilândia, Paranoá, Recanto das Emas e Taguatinga, utilizando-se as seguintes categorias para organização, análise e discussão de dados: primeiros casos graves de indisciplina; segundos casos graves de indisciplina; medidas adotadas para os primeiros casos; medidas adotadas para os segundos casos. Os principais resultados da pesquisa direcionam para a necessidade da busca de uma escola crítica, que valorize a participação e o diálogo e favoreça a autonomia pessoal. Reforçam também a necessidade da formação continuada dos professores, visto que os docentes apresentaram formas bastante diversificadas em lidar com a indisciplina em sala de aula. Outro fator importante evidenciado durante a pesquisa foi a importância da participação efetiva da família na vida escolar do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:33:45Z No. of bitstreams: 1 40354843.pdf: 109221 bytes, checksum: e5f887c0a58ca8b8ff15dcc8b06d765c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T18:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40354843.pdf: 109221 bytes, checksum: e5f887c0a58ca8b8ff15dcc8b06d765c (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.title | Respire fundo... conte até 10! A indisciplina como obstáculo ao trabalho docente | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40354843.pdf | 106.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.