Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZinato, Vitorina Angélica Montelo-
dc.contributor.authorPordeus, Rita De Cassia Andrade-
dc.contributor.authorPinheiro, Silvia Antônia Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Silvania Silveira de-
dc.contributor.authorSantos, Vandira Silva-
dc.date.accessioned2015-06-17T18:36:47Z-
dc.date.available2015-06-17T18:36:47Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6751-
dc.description.abstractEssa pesquisa desenvolveu o tema ‘’As Dificuldades de Leitura e Interpretação de Textos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Duas Escolas Públicas do Distrito Federal’’. Teve como objetivo geral identificar as causas da dificuldade de ler e interpretar textos, apresentadas pelos alunos de uma turma de 2ª e outra de 4ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do Distrito Federal, para intervir na prática pedagógica a fim de buscar possíveis soluções para o problema, de forma consciente e responsável. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, tendo como cenário uma escola classe do Paranoá e outra de Samambaia e teve como participantes professores e alunos de 2ª e 4ª séries das escolas pesquisadas. Teve como resultado desta pesquisa que os alunos apresentam dificuldades de leitura e interpretação de textos no que se refere à compreensão global, a identificação de elementos implícitos e a atribuição de sentido figurado as expressões de texto; os professores percebem as dificuldades apresentadas pelos alunos e buscam saná-las por meio de metodologias diversificadas em sala de aula, porém não dominam técnicas eficazes que poderiam minimizar tais dificuldades. Para tanto, recomenda-se que nas escolas pesquisadas, os professores priorizem na sua formação continuada momentos de estudo com aprofundamento de técnicas e recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da leitura e interpretação de textos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:36:47Z No. of bitstreams: 1 40354749.pdf: 186431 bytes, checksum: f025bd5d806e6673e79e176ea808b0a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T18:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40354749.pdf: 186431 bytes, checksum: f025bd5d806e6673e79e176ea808b0a8 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectDificuldade de leitura e interpretação de texto. 2ª e 4ª séries do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPapel do professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e interpretação de textopt_BR
dc.titleAs dificuldades na leitura e interpretação de textos nas séries iniciais do ensino fundamental em duas escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40354749.pdf182.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.