Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6751
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zinato, Vitorina Angélica Montelo | - |
dc.contributor.author | Pordeus, Rita De Cassia Andrade | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Silvia Antônia Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Silvania Silveira de | - |
dc.contributor.author | Santos, Vandira Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T18:36:47Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T18:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6751 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa desenvolveu o tema ‘’As Dificuldades de Leitura e Interpretação de Textos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Duas Escolas Públicas do Distrito Federal’’. Teve como objetivo geral identificar as causas da dificuldade de ler e interpretar textos, apresentadas pelos alunos de uma turma de 2ª e outra de 4ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do Distrito Federal, para intervir na prática pedagógica a fim de buscar possíveis soluções para o problema, de forma consciente e responsável. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, tendo como cenário uma escola classe do Paranoá e outra de Samambaia e teve como participantes professores e alunos de 2ª e 4ª séries das escolas pesquisadas. Teve como resultado desta pesquisa que os alunos apresentam dificuldades de leitura e interpretação de textos no que se refere à compreensão global, a identificação de elementos implícitos e a atribuição de sentido figurado as expressões de texto; os professores percebem as dificuldades apresentadas pelos alunos e buscam saná-las por meio de metodologias diversificadas em sala de aula, porém não dominam técnicas eficazes que poderiam minimizar tais dificuldades. Para tanto, recomenda-se que nas escolas pesquisadas, os professores priorizem na sua formação continuada momentos de estudo com aprofundamento de técnicas e recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da leitura e interpretação de textos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:36:47Z No. of bitstreams: 1 40354749.pdf: 186431 bytes, checksum: f025bd5d806e6673e79e176ea808b0a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T18:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40354749.pdf: 186431 bytes, checksum: f025bd5d806e6673e79e176ea808b0a8 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de leitura e interpretação de texto. 2ª e 4ª séries do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Papel do professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e interpretação de texto | pt_BR |
dc.title | As dificuldades na leitura e interpretação de textos nas séries iniciais do ensino fundamental em duas escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40354749.pdf | 182.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.