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dc.contributor.advisorBrito, Antônio Cézar De-
dc.contributor.authorRocha, Maria da Penha Borba-
dc.contributor.authorSouza Silva, Maria Gilda Martins de-
dc.contributor.authorSantos, Núbia Rodrigues dos-
dc.contributor.authorOliveira, Rozana Maria de-
dc.date.accessioned2015-06-17T18:52:45Z-
dc.date.available2015-06-17T18:52:45Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6754-
dc.description.abstractEste trabalho trata da relação entre o ensino da língua portuguesa nas séries iniciais e o preconceito lingüístico nele inserido. O objetivo é incentivar os professores a buscar novas maneiras de ensinar a língua padrão, promover respeito e valorização pela forma de expressão trazida pelo aluno quando chega à escola. Os objetivos traçados foram alcançados à medida que houve mudança de postura frente ao conhecimento adquirido, desmistificação do preconceito diante dos pressupostos teóricos e propostas de ensino capazes de minimizar a exclusão social e cultural. O estudo realizado teve por princípio, analisar o preconceito lingüístico na sociedade, além de uma análise crítica da prática pedagógica em sala de aula, fundamentada em teóricos sociolingüistas que estudam a relação entre língua e preconceito, seus pressupostos teóricos, as convicções de alguns professores e a prática deles em sala de aula. Desenvolveu-se práticas de leitura e análise de textos compostos por diversas variedades lingüísticas, a fim de mostrar a diversidade na linguagem e promover valorização e respeito por todas.Também pretendeu-se mostrar a diferença entre gramática e oralidade, desvelando o preconceito. O trabalho ficou restrito a uma escola da periferia de Brasília, que tem como público alvo alunos da zona urbana e alguns da zona rural, alunos que usam a fala marginal e que têm pouco contato com a língua padrão oficial, além de dirigir seu olhar observador para a atuação de alguns professores que fazem parte dessa escola da rede oficial do Distrito Federal. Além de tudo isso, o presente TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, teve como alicerce o amor e a paixão pelo ofício de professor, a crença de que todos são iguais e o repúdio a todos os tipos de discriminação e as suas variadas formas de manifestação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:52:45Z No. of bitstreams: 1 40353697.pdf: 159189 bytes, checksum: ce22a144c094b1790d677a13d58fb86f (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectMudançapt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titlePreconceito lingüístico: uma barreira a ser superadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.identifier.orientadorAntônio Cézar De Britopt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

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