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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6754
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Brito, Antônio Cézar De | - |
dc.contributor.author | Rocha, Maria da Penha Borba | - |
dc.contributor.author | Souza Silva, Maria Gilda Martins de | - |
dc.contributor.author | Santos, Núbia Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rozana Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T18:52:45Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T18:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6754 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da relação entre o ensino da língua portuguesa nas séries iniciais e o preconceito lingüístico nele inserido. O objetivo é incentivar os professores a buscar novas maneiras de ensinar a língua padrão, promover respeito e valorização pela forma de expressão trazida pelo aluno quando chega à escola. Os objetivos traçados foram alcançados à medida que houve mudança de postura frente ao conhecimento adquirido, desmistificação do preconceito diante dos pressupostos teóricos e propostas de ensino capazes de minimizar a exclusão social e cultural. O estudo realizado teve por princípio, analisar o preconceito lingüístico na sociedade, além de uma análise crítica da prática pedagógica em sala de aula, fundamentada em teóricos sociolingüistas que estudam a relação entre língua e preconceito, seus pressupostos teóricos, as convicções de alguns professores e a prática deles em sala de aula. Desenvolveu-se práticas de leitura e análise de textos compostos por diversas variedades lingüísticas, a fim de mostrar a diversidade na linguagem e promover valorização e respeito por todas.Também pretendeu-se mostrar a diferença entre gramática e oralidade, desvelando o preconceito. O trabalho ficou restrito a uma escola da periferia de Brasília, que tem como público alvo alunos da zona urbana e alguns da zona rural, alunos que usam a fala marginal e que têm pouco contato com a língua padrão oficial, além de dirigir seu olhar observador para a atuação de alguns professores que fazem parte dessa escola da rede oficial do Distrito Federal. Além de tudo isso, o presente TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, teve como alicerce o amor e a paixão pelo ofício de professor, a crença de que todos são iguais e o repúdio a todos os tipos de discriminação e as suas variadas formas de manifestação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:52:45Z No. of bitstreams: 1 40353697.pdf: 159189 bytes, checksum: ce22a144c094b1790d677a13d58fb86f (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Mudança | pt_BR |
dc.subject | Práxis | pt_BR |
dc.title | Preconceito lingüístico: uma barreira a ser superada | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
dc.identifier.orientador | Antônio Cézar De Brito | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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