Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorSilva, Andresina Mª da-
dc.contributor.authorSouza, Delvair Mendes de-
dc.contributor.authorDourado, Ghiusa Silva-
dc.contributor.authorBegy, Hella Rita de Araújo-
dc.date.accessioned2015-06-17T19:40:24Z-
dc.date.available2015-06-17T19:40:24Z-
dc.date.issued2005-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6759-
dc.description.abstractO presente trabalho visa uma reflexão sobre a Formação Continuada de professores, com o objetivo de estabelecer a relação entre a Formação Continuada e a Prática Pedagógica. A Formação Continuada (FC) é uma necessidade para a qualidade do ensino e melhoria da escola, havendo uma valorização do trabalho docente. É entendida como proposta intencional e planejada que visa mudança do educador por meio de um processo reflexivo, crítico e criativo que o motive a ser agente de sua realidade. Após pesquisas e reflexões realizadas para a construção deste trabalho, compreendemos que para mudar a realidade escolar é preciso investir na profissionalização do docente através da luta por melhores condições de trabalho e resgate de sua profissionalização. É preciso criar condições para que todo professor tenha acesso a uma formação de qualidade de modo que a profissão ganhe mais credibilidade e dignidade. Portanto uma formação de qualidade não se limita à atualização profissional, onde o docente se converte num mero espectador, alguém que está ali para aprender novas teorias e técnicas com especialistas no assunto, aos quais é atribuídos a função de iluminar os professores com seus conhecimentos pedagógicos para que sejam reproduzidos. Infelizmente ainda existem muitos cursos assim, totalmente desligados da prática e realizados na forma de treinamento. Por outro lado também temos a sorte de contar com trabalho de Universidades como a UniCeub, que através do Projeto Nota 10 tem formado professores com visão crítico - reflexiva, dentro do entendimento de que a teoria e prática se completam numa perspectiva de rede em que uns aprendem com os outros e são levados a compreender o seu próprio pensamento e a refletir de modo crítico sobre a docência e a realidade social na qual estão inseridos. Acentua-se a importância cada vez mais de possibilitar aos docentes o acesso a uma Formação Continuada ( com os mesmos princípios do Nota 10 ), para que o professor diante do mundo atual, com suas intensas transformações científicas e tecnológicas e sua impressionante velocidade de transmitir informações, não se sintam perdidos e possam ajudar seus alunos a se prepararem para enfrentar as novas exigências postas pela sociedade moderna, ajudando-os a se tornarem sujeitos pensantes e críticos que mais do que saber coisas e receber passivamente a informação, saibam colocar-se frente a realidade, apropriar-se dela teórica e criticamente e atuar na sua transformação. Contudo não podemos nos esquecer de um ponto fundamental em todo esse processo de mudança na realidade escolar, que se trata do comprometimento e envolvimento do professor, o qual deve possuir abertura para o novo, estando disposto a aprender, deve respeitar e tolerar posicionamentos diferentes deixando de lado atitudes preconceituosas. O docente deve munir-se de entusiasmo e nunca deixar de acreditar que é possível transformar a educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T19:40:24Z No. of bitstreams: 1 40300316.pdf: 500821 bytes, checksum: 279de2c285ea55dc2c6382b233d08395 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T19:40:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300316.pdf: 500821 bytes, checksum: 279de2c285ea55dc2c6382b233d08395 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectTransformarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleFormação continuada de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300316.pdf489.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.