Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Pires, Daniela Fernandes Vieira Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T18:24:15Z | - |
dc.date.available | 2015-06-18T18:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6764 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia “A Capacitação de Professores para Trabalhar com Crianças Surdas” consolidou uma investigação voltada para compreender se a formação do professor na educação dos surdos pode ser pensada de forma isolada da formação dos profissionais no ensino em geral; analisando se o professor de educação especial está preparado para desenvolver um trabalho de qualidade com crianças deficientes auditivas. As áreas desse trabalho foram situadas dentro da linha de pesquisa em educação especial. O que se apresenta como problemática traduz-se na questão da desqualificação do profissional que trabalha com crianças surdas, considerando também a função da escola como parte importante nesse processo. O presente estudo monográfico, de natureza qualitativa, procurou levantar resultados satisfatórios baseados em um planejamento de reflexões conceituais. Para a realização da investigação apoio-se na análise de dados obtidos através de questionários e entrevista. O objetivo principal da investigação foi descrever e compreender o processo de capacitação do professor atuante em sala de aula. Realizou-se uma sondagem utilizando-se como recurso um questionário junto a 2 professoras de uma escola. Este estudo revelou que a maioria dos professores concordam com a necessidade de uma melhor qualificação do profissional que atua no ensino especial. Admitem que a busca de novas metodologias e o aperfeiçoamento na formação facilita e possibilita o surgimento de novas relações no interior do processo ensino-aprendizagem das crianças surdas. O outro instrumento utilizado para a coleta e análise dos dados foi à entrevista realizada com uma fonoaudióloga de Brasília. A fonoaudióloga também acredita em uma formação mais adequada quando se trata de crianças surdas. A pesquisa foi realizada por meio de três etapas: exploratória, coleta e análise de dados que tiveram como selecionadas as seguintes categorias: Questionário aplicado com professoras - Preparação do professor para o trabalho com a criança deficiente auditiva; Os processos pedagógicos e as características da criança deficiente auditiva; Apropriação dos materiais para a educação do surdo; Formação do professor e as necessidades dos alunos surdos; Valorização do professor na educação do surdo; Oferecimento de atividades extras para o aperfeiçoamento dos professores; Sugestões para profissionais que trabalham com deficientes auditivos. Entrevista realizada com uma fonoaudióloga - Educação de surdo e a busca de um ideal de modelo ouvinte; A educação do surdo junto com a educação de outros deficientes; Atendimentos diversificados para a educação do surdo; Integração dos surdos em escolas regulares; A oralização e o deficiente auditivo; Língua de sinais – Libras como primeiro fator na educação do surdo; Professor-ouvinte sem dominação da Libras trabalhando com crianças surdas; Inclusão da Libras e de crianças surdas em escolas. Por fim, todos os profissionais consideram que a capacitação do professor de ensino especial deve ser melhor analisada e que pode ser um instrumento de inclusão social constituindo-se numa importante ferramenta educativa para a motivação dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T18:24:14Z No. of bitstreams: 1 20213375.pdf: 380017 bytes, checksum: eecc84f020c80181beb29e756148a568 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-18T18:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20213375.pdf: 380017 bytes, checksum: eecc84f020c80181beb29e756148a568 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | A capacitação de professores para trabalhar com crianças surdas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20213375.pdf | 371.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.