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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorIto, Luciana Naomi-
dc.date.accessioned2015-06-18T18:28:02Z-
dc.date.available2015-06-18T18:28:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6765-
dc.description.abstractO tema abordado nesta monografia é “Crianças Superdotadas: Derrubando Preconceitos”. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e propor soluções para os problemas e dificuldades de aprendizagem pelos quais os superdotados passam, devido a preconceitos sofridos por eles. Dentro deste objetivo existem algumas especificidades para aprofundar o assunto. O tipo de pesquisa utilizado nesta pesquisa foi a qualitativa, que é o Estudo de Caso Etnográfico, onde seus participantes foram 3 professoras de Ensino Fundamental de uma escola particular situada em Águas Claras – DF. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi a entrevista, que é um instrumento de coletas de dados que se constitui de perguntas e que as mesmas foram baseadas no Referencial Teórico. Foram relacionadas algumas categorias para a realização da organização, análise e discussão dos dados. Seguem as categorias: Conceito e Identificação de superdotados; trabalho com crianças superdotadas em sala de aula. Atitudes do professor/alunos para com o superdotado; interação do aluno superdotado com o professor/colega de classe; preparação dos professores para lidar com o superdotado; problemas enfrentados pelo superdotado na escola/sala de aula; dificuldade para se trabalhar com o superdotado; sugestões para trabalhar com o superdotado. Com essa pesquisa, pôde-se concluir que a criança superdotada é uma criança como outra qualquer. Para se trabalhar com um superdotado é necessária uma atenção especial, principalmente quando se trata de sua educação. Foi relatado também que a criança superdotada necessita de um atendimento especial. O professor de uma criança superdotada precisa levar para sala de aula desafios, trabalhos que exijam dessa criança uma maior atenção para que, assim, ela não fique desinteressada pela aula. O professor deve motivar, integrar o aluno superdotado. O professor e todos que convivem com o superdotado devem esquecer os mitos e idéias erradas que o envolvem. O apoio da família também é muito importante para o desenvolvimento da criança superdotada. Não basta uma inteligência superior ou um talento brilhante, todo ser humano precisa estar bem emocionalmente, também. Nunca se deve esquecer que sempre tem de existir o respeito, o amor, a compreensão, a solidariedade. Somos todos diferentes, mas todos somos seres humanos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T18:28:02Z No. of bitstreams: 1 20213512.pdf: 241458 bytes, checksum: 18b9d411c4855fea65602d9ed9281fc3 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleCrianças superdotadas: derrubando preconceitospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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