Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Lima, Sandreane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T19:02:22Z | - |
dc.date.available | 2015-06-18T19:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769 | - |
dc.description.abstract | A leitura é uma ferramenta indispensável à vida em sociedade, a qual lhe permite, ao ser que lê, a todo instante, um prazer incomparável. Este trabalho de pesquisa procurou investigar os métodos utilizados para o desenvolvimento da leitura e a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos: analisar o processo da leitura e literatura e a formação do leitor em sala de aula e identificar as formas e métodos de incentivar a leitura em sala de aula. A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa e, foi aplicada para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, a quatro professoras das séries iniciais, de uma escola pública de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da região administrativa do Plano Piloto – Brasília - DF. As categorias utilizadas foram: compreensão de leitura; compreensão de literatura; a importância da leitura; e os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da leitura. Os principais resultados da pesquisa foram: a compreensão de leitura é uma atividade complexa de decifrar e interpretar símbolos; a literatura desenvolve na criança a imaginação, a fantasia e a criação de mundos fictícios; esta, por sua vez, é de grande importância, pois desenvolve o gosto e hábito da leitura, tornando-se uma extensão do aprendizado; é necessário que se ofereça ao leitor uma diversidade de textos e materiais que circulam socialmente. Enfim, para uma formação do leitor bem sucedida, são necessários: paciência, dedicação e estímulo por parte do educador, pais e de todos aqueles que fazem parte do processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:02:22Z No. of bitstreams: 1 20163720.pdf: 170151 bytes, checksum: f9be5f88a40cb338aac3e776f3061eee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-18T19:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20163720.pdf: 170151 bytes, checksum: f9be5f88a40cb338aac3e776f3061eee (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Motivação para leitura | pt_BR |
dc.title | Processos de leitura, motivações e a formação do leitor nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20163720.pdf | 166.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.