Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorLima, Sandreane Gomes de-
dc.date.accessioned2015-06-18T19:02:22Z-
dc.date.available2015-06-18T19:02:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769-
dc.description.abstractA leitura é uma ferramenta indispensável à vida em sociedade, a qual lhe permite, ao ser que lê, a todo instante, um prazer incomparável. Este trabalho de pesquisa procurou investigar os métodos utilizados para o desenvolvimento da leitura e a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos: analisar o processo da leitura e literatura e a formação do leitor em sala de aula e identificar as formas e métodos de incentivar a leitura em sala de aula. A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa e, foi aplicada para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, a quatro professoras das séries iniciais, de uma escola pública de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da região administrativa do Plano Piloto – Brasília - DF. As categorias utilizadas foram: compreensão de leitura; compreensão de literatura; a importância da leitura; e os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da leitura. Os principais resultados da pesquisa foram: a compreensão de leitura é uma atividade complexa de decifrar e interpretar símbolos; a literatura desenvolve na criança a imaginação, a fantasia e a criação de mundos fictícios; esta, por sua vez, é de grande importância, pois desenvolve o gosto e hábito da leitura, tornando-se uma extensão do aprendizado; é necessário que se ofereça ao leitor uma diversidade de textos e materiais que circulam socialmente. Enfim, para uma formação do leitor bem sucedida, são necessários: paciência, dedicação e estímulo por parte do educador, pais e de todos aqueles que fazem parte do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:02:22Z No. of bitstreams: 1 20163720.pdf: 170151 bytes, checksum: f9be5f88a40cb338aac3e776f3061eee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-18T19:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20163720.pdf: 170151 bytes, checksum: f9be5f88a40cb338aac3e776f3061eee (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMotivação para leiturapt_BR
dc.titleProcessos de leitura, motivações e a formação do leitor nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20163720.pdf166.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.