Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rosângela Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T19:13:11Z | - |
dc.date.available | 2015-06-18T19:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6772 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho chama a atenção principalmente para a compreensão leitora nas séries iniciais do ensino fundamental. Ler é adentrar em mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é assumir a cidadania no mundo da escrita. O objetivo principal do trabalho foi, investigar a importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como recorte o ensino da compreensão leitora. A pesquisa foi feita de forma qualitativa e procurou-se detalhar tópicos sobre como ensinar a ler e a compreender o que está lendo, optando em privilegiar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras das séries iniciais do ensino fundamental, sendo duas da terceira série e duas da quarta série, de escolas distintas. As categorias da pesquisa foram: o desenvolvimento da leitura em sala de aula; a importância da leitura; a metodologia utilizada; a análise do processo de leitura; e as dificuldades encontradas. Os principais resultados da pesquisa foram: existe um consenso de que o desenvolvimento da leitura é fundamental e que ela é necessária para o processo da compreensão; todas as participantes utilizam a produção de texto, mas cada uma tem o seu método próprio de ensinar a leitura; faltam profissionais capacitados nas bibliotecas para que o aprendiz tenha interesse pela leitura; e a família é parte essencial para estimular o hábito da leitura. Por fim, deve-se enfatizar que, quando não há uma compreensão leitora do que foi lido, todo o trabalho do professor fica estagnado, ficando impossível um aprofundamento no conteúdo. O conhecimento atualmente disponível recomenda uma revisão da metodologia e aponta para a necessidade de repensar teorias e práticas referentes à compreensão leitora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:13:11Z No. of bitstreams: 1 20412189.pdf: 340413 bytes, checksum: 662f527205585dd08aad3e13cd98de31 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-18T19:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20412189.pdf: 340413 bytes, checksum: 662f527205585dd08aad3e13cd98de31 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
dc.subject | Método de leitura | pt_BR |
dc.title | Compreensão leitora: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412189.pdf | 332.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.