Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerpa, Maria da Glória-
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia Duarte de-
dc.date.accessioned2015-06-18T19:44:47Z-
dc.date.available2015-06-18T19:44:47Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6776-
dc.description.abstractA presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da construção de valores na criança no âmbito escolar, com crianças de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar a importância e o papel do valores, às suas contribuições e os alcances para a educação, bem como as dificuldades encontradas, no trabalho com os valores nas escolas. Foram pesquisados autores que trataram de uma abordagem sobre valores nos aspectos educacionais e alguns do ponto de vista da ética planetária. Foram também utilizadas muitas informações do Parâmetro Curricular Nacional de Ética. Aliado à esse estudo teórico foi realizado um estudo de campo, em uma escola pública da região administrativa do Guará, sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa com características do estudos descritivos e exploratórios. Nesse sentido a pesquisa procurou verificar a partir das manifestações dos sujeitos implicados aspectos que fossem de relevância para a pesquisa. Foram colocados em questão as opiniões e as experiências profissionais dos professores pesquisados sobre o trabalho de construção de valores nas escolas. Participaram da pesquisa ao todo seis professores com experiência em média de 20 anos. Foi verificado a importância da construção de valores com as crianças onde obtivemos que é fundamental para a formação do ser humano e que a escola que visa o desenvolvimento integral do aluno, não consegue isso, sem dar importância ao trabalho com os valores. Outro aspecto verificado na pesquisa,foi o papel dessa construção. Os professores confirmaram o estudo teórico que abordou os valores numa concepção de cidadania, ressaltando que uma construção de valores é responsável pela formação de atitudes levando à cidadania. Foram analisados os principais valores trabalhados pelos professores e sua incidência. Outro aspecto analisado foi como os professores se dedicam, de que forma e em que momentos, à essa construção. compreendendo-se então que o trabalho com valores passa primeiro pelo campo da prática nas próprias atitudes dos professores e alunos, não somente por uma exposição oral. Foram verificados a relação professor-aluno e os alcances e as dificuldades na construção de valores. Frente aos resultados obtidos refletiu-se que a construção de valores é importante para a educação tanto para uma formação que não se preocupe somente com os conteúdos, mas também com o desenvolvimento moral, que integre os valores. Alcançando assim, melhoria no âmbito escolar, contribuindo para desenvolver uma cultura pautada em valores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:44:47Z No. of bitstreams: 1 20362624.pdf: 110301 bytes, checksum: b8cb7d216dd7693d8ffdceca04c2ced5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-18T19:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20362624.pdf: 110301 bytes, checksum: b8cb7d216dd7693d8ffdceca04c2ced5 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.subjectConstrução de valorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção de valores na criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20362624.pdf107.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.