Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Renata Cruz de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T17:13:18Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T17:13:18Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o atendimento nas escolas dentro do processo de inclusão. Nesse aspecto, pretendeu- se perceber se os professores estão qualificados para a inclusão escolar do deficiente visuais; quais as condições apresentadas em seu ambiente escolar; o trabalho desenvolvido pelos professores; e sua adaptação nas séries iniciais. Teve como metodologia um estudo de caso a pesquisa qualitativa que tem o ambiente natural como fonte dos dados e o pesquisador como instrumento. Os participantes foram três professoras do ensino fundamental de uma escola pública do Plano Piloto e o instrumento utilizado foi a entrevista. As especificações das categorias escolhidas foram: inclusão escolar: adequação das instalações: o trabalho desenvolvido: dificuldades encontradas: resultados positivos encontrados: formação dos professores; e sugestões apresentadas. Desse modo, podemos concluir depois do acima exposto, que a luta pelo respeito às diferenças se faz presente, ainda que não do jeito pretendido, ou seja, de modo que haja o completo respeito pelas singularidades. De toda sorte, podemos notar que essa luta e empreendimento por uma educação mais justa e com igualdade de oportunidades se faz presente e em contínuo avanço. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:13:18Z No. of bitstreams: 1 20213679.pdf: 172058 bytes, checksum: 496185db73da6ae4caaef4fc7c8e84d2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T17:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20213679.pdf: 172058 bytes, checksum: 496185db73da6ae4caaef4fc7c8e84d2 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Processo de inclusão do deficiente visual - limites e avanços | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20213679.pdf | 168.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.