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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorOliveira, Renata Cruz de-
dc.date.accessioned2015-06-19T17:13:18Z-
dc.date.available2015-06-19T17:13:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o atendimento nas escolas dentro do processo de inclusão. Nesse aspecto, pretendeu- se perceber se os professores estão qualificados para a inclusão escolar do deficiente visuais; quais as condições apresentadas em seu ambiente escolar; o trabalho desenvolvido pelos professores; e sua adaptação nas séries iniciais. Teve como metodologia um estudo de caso a pesquisa qualitativa que tem o ambiente natural como fonte dos dados e o pesquisador como instrumento. Os participantes foram três professoras do ensino fundamental de uma escola pública do Plano Piloto e o instrumento utilizado foi a entrevista. As especificações das categorias escolhidas foram: inclusão escolar: adequação das instalações: o trabalho desenvolvido: dificuldades encontradas: resultados positivos encontrados: formação dos professores; e sugestões apresentadas. Desse modo, podemos concluir depois do acima exposto, que a luta pelo respeito às diferenças se faz presente, ainda que não do jeito pretendido, ou seja, de modo que haja o completo respeito pelas singularidades. De toda sorte, podemos notar que essa luta e empreendimento por uma educação mais justa e com igualdade de oportunidades se faz presente e em contínuo avanço.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:13:18Z No. of bitstreams: 1 20213679.pdf: 172058 bytes, checksum: 496185db73da6ae4caaef4fc7c8e84d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T17:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20213679.pdf: 172058 bytes, checksum: 496185db73da6ae4caaef4fc7c8e84d2 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProcesso de inclusão do deficiente visual - limites e avançospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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